Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

29/05/2006
Pequenos detalhes, grandes diferenças na alimentação

Quantas vezes não nos pegamos conversando sobre assuntos de alimentação? É um tema que vicia, encanta e ao mesmo tempo gera dúvidas.

Selecionamos para você questões do dia a dia, no que se refere a qual alimento usar? Ou então, qual é menos calórico? Ou ainda, qual faz “menos mal”? Enfim, dúvidas corriqueiras de uma mesa de bar, num almoço entre amigos (as), no café da manhã da família, numa festa de criança ou até mesmo num jantar de negócios.

AZEITONA OU AMENDOIM?

Em cerca de 100g de azeitonas encontramos 116kcal. Uma curiosidade é que a azeitona preta é laxativa e as azeitonas, em geral, ajudam no colesterol bom. Já o amendoim tem em torno de 600 kcal em 100g, possuem maior teor de sódio, se for o torrado e salgado, e produzem gases. Portanto, na dúvida, fique na azeitona.

QUINDIM OU BRIGADEIRO?

Aqui a maior diferença está na quantidade de colesterol. O quindim tem quase 20x mais, e até quase metade da quantidade ideal diária de um adulto. Já pensou? Em termos de calorias, a diferença é pequena. Num brigadeiro médio, de aproximadamente 25g, ele tem em torno de 22 kcal a mais do que o quindim. Como se vê, a diferença significativa não está nas calorias e sim na quantidade de gordura animal, de colesterol.

COTTAGE OU RICOTA?

Se for para escolher em termos de colesterol, o menor teor é o queijo cottage. Além dele, os que têm menos teor de gorduras trans, são o requeijão light e a ricota. Em termos de calorias as diferenças não são significativas.

MANTEIGA OU MARGARINA?

A manteiga possui níveis altos de colesterol e de gorduras saturadas, pois é feita a partir da nata do leite. Por isto durante muito tempo foi dito que a margarina era melhor, porém devemos fazer uma ressalva muito importante. A margarina só será menos prejudicial à saúde do que a manteiga se estivermos utilizando margarinas com baixo teor de gorduras trans e gorduras saturadas, em geral aquelas mais cremosas. Caso contrário, estaremos ingerindo um produto tão desfavorável quanto à manteiga. Em termos de calorias, a margarina light possui em média 91kcal contra 140kcal da manteiga, ambas com aproximadamente 20 a 25g.

PÃO INTEGRAL OU PÃO LIGHT?

Se for pensar apenas em calorias, escolha o pão light, pois você encontra nas prateleiras pães com até 30kcal por fatia em contrapartida do integral com 80 a 90 kcal por fatia. Agora se for pensar em benefícios para a saúde, o pão integral é rico em fibras, melhorando a digestão e reduzindo colesterol. Portanto se você conseguir um pão light integral, aí maravilha!

CHOPP/CERVEJA OU VINHO?

Em calorias o chopp e a cerveja são iguais praticamente, mas em teor de álcool o vinho tem quase o dobro. Aí vale lembrar que 1g de álcool fornece 7kcal, portanto o vinho é mais calórico, levando-se em consideração a mesma quantidade.






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas