Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

03/09/2009
Falta de tempo x café da manhã saudável

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, já que ao acordar de um desjejum absoluto, as reservas de energia do organismo estão baixas. Daí, a importância de uma boa alimentação matutina para repor as energias e garantir fôlego para as atividades ao longo do dia. E o café da manhã ideal deve fornecer os nutrientes adequados, diariamente.

Entre os elementos recomendados, estão as proteínas. Encontradas no leite, queijo, ovos e frios são essenciais para o desenvolvimento e reparação de músculos, órgãos e tecidos. Fonte rápida de energia, os carboidratos também compõem o cardápio ideal e podem ser encontrados em pães, biscoitos, cereais matinais e em todas as frutas. Já as gorduras, presentes na manteiga e margarina, contribuem com a reserva de energia, embora seu consumo deva ser baixo.

O nutricionista Diego Soares recomenda evitar a preparação dos alimentos no dia anterior, pois suas propriedades nutricionais se perdem e seus sabores são alterados. “Na corrida contra o tempo, o ideal é deixar separados, na noite anterior, os alimentos que serão preparados no dia seguinte”, sugere.

E se perder a hora e não puder preparar um café da manhã com a qualidade recomendada, Diego dá uma dica: “Dê preferência ao carboidrato, pois este é o nutriente que deve ser mais consumido durante o dia, além de saciar a fome rapidamente”, afirma.

Para um café da manhã saudável e balanceado, contendo o equivalente a 300kcal, Diego preparou um cardápio com todos os nutrientes necessários.

Cardápio

1 copo de leite, ½ maçã, 2 colheres de aveia, 1 fatia de pão integral, 1 fatia de queijo branco e 1 banana.

E para garantir ainda mais saúde, o nutricionista sugere uma vitamina com cereais.

Vitamina com cereais

Ingredientes
1 copo de leite, 1 banana, 1 maçã, 1 fatia de mamão, 2 colheres de sopa de aveia, 1 copo com sucrilhos, 6 morangos picados, açúcar a gosto.

Modo de preparo

Bata no liquidificador, a banana, mamão, maçã, aveia e o leite, depois de batido, reserve, coloque em uma tijela pequena o sucrilhos bem espalhado, coloque por cima a vitamina e acrescente os morangos picados por cima, por fim salpique o açúcar.

Serviço:

Rede Oba
www.redeoba.com.br

Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Quando duas metades se encontram

2) Café: tomar ou não?

3) Café da manhã: o combustível do dia todo





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas