Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

07/08/2009
Mitos e verdades sobre a musculação

Muitas vezes a musculação ainda carrega o mito: "musculação vai me fazer ganhar peso, engordar". Isto é um mito. A musculação pode ter diversos objetivos, mas não existe o "engordar" na musculação.

Halterofilismo, halteres, levantamento de peso, culturismo, puxar ferro, marombar, malhação. Com certeza você já ouviu alguns desses termos. Mas será que sabe a diferença entre eles?

"Exercícios com pesos, ou musculação, não são necessariamente culturismo ou halterofilismo, que são termos usados para quem quer aumentar a massa muscular, ganhar força e esculpir o corpo.

Usar peso é também uma forma de ganhar saúde. Pessoas que se submetem a algum tipo de cirurgia muscular ou articular podem se reabilitar usando vários equipamentos de musculação por um período longo.

Algum tempo atrás, indivíduos com problemas cardíacos eram proibidos de praticar exercícios com pesos. Hoje em dia, sabe-se que esse tipo de treinamento é indicado como forma recuperativa.

Qual a grande vantagem da musculação? Você pode conseguir resultados excepcionais, tanto na performance quanto na estética. Mas, quando eu parar, cai tudo! Isso é absurdo. O corpo sofre modificações extremamente benéficas e, ao parar, alguns benefícios serão perdidos, mas você sempre ficará com parte deles.

Mais confusões. Raciocine conosco:você consegue suspender seu corpo em um galho de árvore por 5 vezes? Alguns indivíduos treinados podem fazer isso com facilidade, outros não conseguem nem por uma vez. É o próprio corpo que está sendo usado como sobrecarga. É ou não um exercício de musculação? Numa sala de aparelhos existe especificamente um com a mesma movimentação do exemplo, em que poderemos usar até 10% do próprio corpo como sobrecarga. E, nessa mesma sala, provavelmente existem outros aparelhos que servirão de exemplos como este.

Antes de recriminar, informe-se e tenha os benefícios dos exercícios com pesos, ou da musculação, como parte do seu treinamento. Os resultados de um programa bem elaborado aparecerão com certeza.

Para se determinar o programa mais adequado na musculação você tem que realizar uma Avaliação e Orientação Física. Assim o professor orientador com seus dados em mãos será a melhor pessoa para analisá-los e indicar o programa para que você consiga atingir seus objetivos e que treine com segurança.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Dicas de Atividade Física com Prof. José Carlos Altieri e Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

Serviço:
Alti assessoria em Fitness
(011) 2193-1764





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas