Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

06/08/2009
Consumo baixo de vitaminas e minerais aumenta o risco de doenças do coração

A deficiência de vitaminas e minerais no organismo pode contribuir para aumentar o risco de doença cardiovascular. A alimentação pobre em vitaminas e minerais e o alto grau de sedentarismo têm grande influência na saúde do sistema coronariano. A vitamina B1, o cálcio e o magnésio participam da produção da energia do batimento cardíaco. A falta destes nutrientes pode comprometer o ritmo cardíaco.

Além disso, a vitamina D tem sido apontada por especialistas como aliada do coração. Segundo pesquisa publicada no Journal of the American College of Cardiology’s a deficiência de vitamina D ativa o sistema renina-angiotensina-aldosterona e pode predispor a hipertensão ventricular esquerda. Adicionalmente, a deficiência de vitamina D causa um aumento do paratormônio (um hormônio secretado pela glândula paratireóide, cuja função principal é de regular o teor de cálcio e fósforo no organismo), o qual aumenta a resistência à insulina e está associado com diabetes, hipertensão, inflamação e aumento do risco cardiovascular.

Outro trabalho, o Interheart, realizado com 29 mil pessoas de 52 países, sendo com 14 mil homens e mulheres que haviam sofrido infarto do miocárdio e 15 mil indivíduos normais, comparou fatores de risco de risco de várias populações de hábitos diferentes. O que mais chamou atenção foi que nove fatores de risco podem prever a maioria dos infartos do miocárdio: colesterol alto no sangue, tabagismo, diabetes, pressão alta, obesidade (principalmente abdominal), falta de exercícios físicos, alimentação sem frutas, verduras e legumes, estresse e depressão.

Todos estes fatores podem ser controlados por meio de uma alimentação equilibrada. Para o cardiologista Dr. Carlos Alberto Pastore, livre-docente de Cardiologia da Faculdade de Medicina da USP, diretor do serviço de Eletrocardiologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, a mensagem do Interhearth é clara: controlar o colesterol elevado, não fumar, ingerir muitas frutas, vegetais e fazer exercícios, reduziriam em 80% o risco de ataque do coração.

Ingestão de vitaminas no Brasil

2 em cada 3 brasileiros consomem vitaminas abaixo do recomendado para manter a saúde em dia. Os dados são do estudo BRAZOS, realizado pela Unifesp em parceria com a Faculdade de Saúde Pública, da USP.

O estudo apontou que a média de cálcio pelos brasileiros é de um terço da recomendada. Já a ingestão média da vitamina D foi a equivalente a de um quarto da recomendada para o gênero e faixa etária. A maioria da população (99,3%) encontrava-se abaixo dos valores recomendados. A deficiência de vitamina D é uma condição altamente prevalente, presente em aproximadamente 30% a 50% da população em geral.

Além disso, observou-se elevado consumo de gorduras e sódio, que também se relaciona a maior risco de doenças cardiovasculares e renais.

Matérias que você vai gostar de ler mais

1) Dicas para uma alimentação saudável

2) A dieta contribui para manter o coração saudável

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas