Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

30/07/2009
Será que você está em boa forma física?

Durante todo o ano a mídia vem convocando as pessoas para entrarem em forma, e esse chamado, é na maioria das vezes aceito pela população que vai para as academias, calçadões, clubes ou outros lugares que permitam realizar este objetivo. Para muitos e principalmente para grande parte de clínicos, que sem conhecimento total do assunto, insistem em orientar pacientes a fazerem atividades físicas, conseguir correr, ou caminhar por um período igual ou superior a 30 minutos é sinônimo de boa forma física. O que vamos mostrar é que só isso não basta apesar de também ser importante.

O condicionamento físico tem que ser entendido enquanto um conjunto de variáveis que associadas irão garantir o bem estar dos indivíduos sob o ponto de vista fisiológico, sendo assim encontramos como variáveis do condicionamento físico a FORÇA e a RESISTÊNCIA muscular, a FLEXIBILIDADE, a CAPACIDADE AERÓBIA e a COMPOSIÇÃO CORPORAL, e esses itens podem ser trabalhados da seguinte forma:

A força e a resistência podem ser facilmente aumentadas com exercícios contra resistência, como é o caso da musculação, pois tem-se por objetivo aumentar a capacidade de um grupo muscular de realizar repetidas contrações sem diminuir significativamente a eficiência do trabalho realizado.

Para a flexibilidade, que pretende aumentar a amplitude dos movimentos das diversas partes do corpo, existem aulas específicas de alongamento, ou mesmo sozinho, desde de que a orientação seja dada por um profissional da área da atividade física.

A capacidade aeróbia é conseguida através de caminhadas, corridas, ciclismo, natação, aulas em academias como o "Spinning", BODY COMBAT entre outras e objetiva aumentar a capacidade do organismo como um todo de resistir à fadiga em esforços de média e longa duração.

A composição corporal é conseguida com a manutenção de uma quantidade de gordura ideal no corpo, através de um equilíbrio alimentar e a pratica de exercícios físicos. O conjunto de variáveis citadas acima compõe a chamada aptidão física relacionada à saúde, e por tanto vem demonstrar que o simples fato de se estar e quer ficar em forma não significa apenas um corpinho bonito, definido, sarado e esbelto, estar em forma é muito mais do que isso, é estar, antes de mais nada, preocupado com a saúde e com tudo de benéfico que ela proporciona em termos de promover um bem estar pessoal, capaz de gerar uma vida mais ativa, ágil, com menor risco tanto cardiovascular como osteo-músculo-ligamentar, em fim uma vida com mais qualidade e conseqüentemente mais quantidade.

Desta maneira, estar em forma reuni um série de componentes, que acima de tudo estão relacionados ao estado de saúde, que não só relacionam-se com o lado da prevenção e redução dos riscos de doenças, como também com uma maior disposição (energia) para as atividades da vida diária, lembrando sempre que a importância da aptidão e seus componentes, variam em função da idade, da condição geral de saúde e das necessidades e interesses pessoais.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Dicas de Atividade Física com Prof. José Carlos Altieri e Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas