Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

30/06/2009
Tempo, faça dele seu aliado

Atualmente o tempo virou assunto de todas as rodas, na verdade a falta de tempo.

Não tenho tempo para isso, não tenho tempo para aquilo, não consigo descansar o tempo que preciso, não fiz porque não tive tempo, não fui porque faltou tempo, não liguei porque não deu tempo... E assim o dia passa, a vida passa e quando a gente abre os olhos, o tempo que não soubemos otimizar também passou e com ele momentos e pessoas que não voltam mais.

O filho cresceu e agora? O tempo que você não deu para ele está fazendo falta. Agora o seu filho está em outra e não por falta de tempo, mas pela vida, ele não tem mais tempo para você. O ser amado se afastou, a intimidade, que é criada na calada do tempo, não se criou e agora cadê o tempo? Os pais morreram e você sente a dor de não ter dado atenção quando eles mais precisavam e agora não há mais tempo.

O tempo tem seu tempo. O tempo não é amigo nem inimigo. O tempo simplesmente é. Ele está ali, sempre. A nossa disposição. Podemos transformá-lo em nosso aliado ou em nosso algoz. Depende apenas de nós e não dele. Ao invés de dizer não tenho tempo ou não deu tempo, vamos experimentar dizer: “ Eu não fiz o tempo”, ou “ Eu não organizei meu tempo”, ou “ Eu não prestei atenção ao tempo”.

Traga o tempo para você. Se coloque como total responsável por ele. O tempo é seu desde ontem, de hoje e assim será amanhã. Ele não está fora, como parece, ele está dentro de você. As horas foram criadas como uma forma de contar o tempo, mas o tempo em si não tem como medir. Pode ser curto ou extremamente longo e isso só vai depender de você.

Acreditamos que as coisas, os sentimentos e porque não o tempo, são externos. É comum colocarmos a nossa felicidade na dependência de alguém ou de algo, dizer que estamos nos sentindo com raiva, estressados ou tristes por causa de alguém ou de algo. Então, nada mais simples do que acreditar que também não temos controle sobre o tempo. Ele nos controla, afinal se ao invés de 24 horas fossem 36, quem sabe então o nosso tempo daria para tudo?!

É uma grande ilusão acreditar que a felicidade, os nossos sentimentos e até nossas vitórias e fracassos dependem de pessoas ou fatores externos.

Nossa felicidade e o tipo de emoção que sentimos são permitidas ou não por nós. Acontece de dentro para fora e não de fora para dentro. O mesmo acontece com o tempo, é o nosso tempo e, portanto, a forma de usufruir dele também.

Que tal tomar as rédeas do seu tempo e viver a vida com tempo?

Por Sandra Rosenfeld
Consultora em Qualidade de Vida utilizando como ferramenta a meditação.
Escritora, autora do livro O que é Meditação, ed. Nova Era, instrutora de meditação, ministrante de palestras,
cursos e workshops para promover qualidade de vida pessoal e profissional.
www.sandrarosenfeld.com.br / contato@sandrarosenfeld.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Motivação e Liderança com Nilson Redis Caldeira





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas