Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

20/05/2009
Meningite e deficiência auditiva

A meningite é uma inflamação das membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal. A doença, geralmente, é causada por vírus ou bactérias, no entanto, há outros agentes, como fungos ou parasitas, que também podem causar o problema. Segundo levantamento da Secretaria Estadual da Saúde foram registrados 561 mortes em 2008; e 578 em 2007.

No Brasil, a meningite é a principal causa de deficiência auditiva neurosenssorial, resultado de danos provocados pelas células sensoriais auditivas ou no nervo auditivo. Essa perda é normalmente de grau profundo, bilateral, com repercussão no desenvolvimento global da criança.

Entre as infecções do sistema nervoso central, a meningite bacteriana é uma das grandes responsáveis por sequelas neurológicas em crianças durante a primeira infância. “Essa patologia tem o pior prognóstico auditivo, pois pode causar perdas permanentes em até 30% dos casos”, garante a fonoaudióloga e professora Eliana De Martino, que atualmente faz um levantamento das crianças que já passaram pela Clínica de Fonoaudiologia da Universidade Guarulhos (UnG) com o histórico da doença.

Entre os reflexos encontrados, o déficit auditivo tem sido considerado uma das principais manifestações tardias. Vários achados preconizam a necessidade de acompanhamento neurológico e auditivo de todas as crianças com história prévia de meningite, especialmente aquelas infectadas em idade precoce. ”As alterações incluem dislexia, encefalopatia crônica não evolutiva, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, hidrocefalia, alteração do Processamento Auditivo Central e distúrbios da aprendizagem”, explica Eliana


Matéria que você vai gostar de ler mais:

1) Viroses





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas