Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

07/05/2009
Alimentação pode ajudar na ansiedade

Em tempos de crise econômica, o estresse pode ser responsável pelo ganho de peso já que comer acaba sendo a válvula de escape para muitos. Para o ansioso, que vive em constante estado de alerta, a situação pode ser ainda pior. O gastroenterologista José Figueiredo Penteado, professor da UFRJ e do Instituto Carlos Chagas, alguns alimentos, no entanto, podem sim, aliviar os sintomas da ansiedade.

A psicóloga Valésia Vilela explica que há diferenças entre o ansioso e aquele que fica ansioso por uma razão momentânea _ "O ansioso apresenta sintomas como inquietude, sudorese, taquicardia, boca seca, insegurança e dificuldade de ação e precisa de ajuda profissional. Já o quadro passageiro, com alguns desses sintomas, ocorre quando a pessoa passa por uma situação difícil de administrar. Em ambos os casos, a alimentação pode fazer a diferença.

Na hora de atacar a comida, Penteado alerta: É preciso dar preferência as fibras, que proporcionam maior sensação de saciedade _ "Especialmente verduras, frutas e as chamadas fibras terapêuticas que são hidrófilas e, misturadas na água, formam um volume grande no estomago, saciando o apetite", ensina. Ele destaca também as propriedades de um bom suco de maracujá e chá de ervas. Ele sugere ainda as balas sem açúcar, que podem ser consumidas à vontade.

Para os ansiosos, o consumo de um aminoácido precursor da serotonina (o hormônio do bem-estar), o triptofano, presente no arroz e no pão integrais, soja, nozes, tâmara e lentilha, podem ajudar bastante. _ "Para diminuir a ansiedade deve-se priorizar as fibras, especialmente as verduras, frutas e as chamadas fibras terapêuticas que são hidrófilas e misturadas na água formam um volume grande no estômago, saciando-o", explica Penteado.

Outro alimento que tem poder de aliviar as tensões é o chocolate.
"Presente no cacau, a catequina, que além da ação anti-oxidante, baixa o colesterol ruim, previne doenças cardíacas e controla as substâncias responsáveis pela ansiedade em nível da córtex cerebral, relaxando-o", explica Penteado. Mas, atenção! O especialista alerta também para o perigo da guloseima _ " O chocolate é uma bomba de gordura e açúcar. Um bombom, que tem 25 gr de chocolate chega a 60% da gordura que deve ser consumida em um dia inteiro", diz.

"Já o chocolate amargo, por não conter açúcar, é menos calórico e muito menos prejudicial. Neutraliza radicais livres e baixa a pressão sanguínea", diz. A ingestão do carboidrato presente no chocolate também provoca a liberação de serotonina, que melhora o humor. A médica ortomolecular Luciana Granja sugere ainda a ingestão de vitaminas do complexo B, presentes em carnes, ovos, leite, nozes e cereais integrais, para aliviar os sintomas da depressão, também relacionados a ansiedade.

Mais importante que comer, para Penteado, é controlar a compulsão
"Melhor que se empanturrar de comida para aliviar momentaneamente a ansiedade, é manter alimentação e hábitos saudáveis. O equilíbrio é a chave para a boa saúde física e metal", diz.


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Ansiedade e controle de peso

2) Menos ansiedade com mais yoga

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas