Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

02/04/2009
Chocolate de vilão a mocinho?

Engorda, causa acne e vicia. Estes e outros mitos a respeito do chocolate ganham destaque na época da Páscoa. Fruto do cacaueiro e originário da América do Sul, o chocolate, se consumido com moderação, proporciona um bem-estar físico e mental. O importante é não exagerar. Se o consumo diário for maior do que 30g, que é a quantidade ideal, evite consumir no mesmo dia alimentos gordurosos como frituras, carnes gordas, leite e queijo. E, ao escolher o tipo de chocolate, é importante evitar aqueles com amendoim e muitos recheios gordurosos.

Depois que chocolates de qualidade chegaram ao mercado, recheados de ingredientes saudáveis e exclusivos, os consumidores encontraram bons motivos para consumir chocolates. Estudos mostram que os chocolates feitos com cacaus de primeira qualidade são ricos em flavonóides, um tipo de composto fenólico que protege contra as doenças cardiovasculares. Descobriu-se que os flavonóides do cacau chegam a ser maiores que as quantidades encontradas em chás e vinhos. Além disso, esses compostos possuem efeito antiinflamatório, anti-plaquetário e antioxidante, que impedem a aterosclerose.

Os benefícios não param por aí. Comer chocolate melhora o humor, por estimular a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação do bem-estar, pois diminui a ansiedade. O doce também possui cafeína e teobromina, estimulantes do sistema nervoso central e muscular, respectivamente. E traz outros benefícios para os praticantes de atividades esportivas. “O chocolate é um ótimo fornecedor de energia e de antioxidantes. É um alimento rico em carboidratos de rápida absorção, facilitando a recuperação muscular depois do exercício”, defende a nutricionista Daniela Sabel (SC).

Os chocolates da Nugali apresentam as qualidades recomendadas por especialistas. Na fábrica da marca, todo chocolate é fabricado desde o seu ingrediente mais básico: o cacau. Além da seleção dos frutos de cacau –cuidadosamente fermentados, torrados e moídos- para destacar os aromas e os sabores do fruto, os chocolates da Nugali levam em sua fórmula elevados teores de cacau (ricos em flavonóides) e a mais pura manteiga de cacau (livre de gordura trans). O resultado dessa mistura garante um produto de alta qualidade e com muitos benefícios à saúde.

DE VILÃO A MOCINHO: CHOCOLATE TORNA-SE ALIADO DA SAÚDE E PODE SER CONSUMIDO POR TODOS

Pensando nas pessoas que têm alguma restrição em relação aos ingredientes dos ovos convencionais, o Mundo Verde, rede especializada em produtos naturais, orgânicos e para bem-estar, oferece substitutos ao chocolate tradicional. Pessoas que sofrem de intolerância à lactose e os celíacos (alérgicos ao glúten) podem consumir o chocolate de alfarroba e o chocolate de soja, alternativas encontradas nas lojas da rede. Já para os diabéticos há também alternativas sem adição de açúcar.

A alfarroba é uma vagem que, após a trituração e torrefação, resulta numa farinha, utilizada como substituta do cacau e com amplas vantagens. Tem apenas 0,7% de gordura, além de ser rica em fibras e não conter cafeína. Seu sabor é similar ao do chocolate amargo. Este produto pode ser encontrado em barra, pó, bombons, gotas e ovos de Páscoa. É indicado para celíacos, pessoas com intolerância à lactose e se for sem adição de açúcar, para diabéticos. "A alfarroba é um alimento saudável e não possui qualquer agente alergênico, é uma alternativa para quem sofre de restrições ao leite e ao glúten", indica a nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Morais.

O chocolate de soja é um chocolate 100% vegetal, feito com extrato de soja, sem lactose ou glúten. Disponível em bombos, barras e ovos de Páscoa, esta guloseima é especialmente indicada para pessoas com intolerância à lactose e celíacos. A versão sem açúcar do produto pode ser consumida por diabéticos. Seu valor calórico é inferior ao do chocolate tradicional e ao dietético. "No chocolate de soja o leite é substituído pelo extrato de soja, mas sem que o chocolate perca seu sabor", constata Flávia.

O chocolate diet é tradicionalmente consumido por diabéticos, mas muitas pessoas começam a consumi-lo, pois associam a ausência do açúcar ao baixo teor calórico, o que na verdade é um grande erro. Nesse tipo de chocolate a adição de gordura é superior ao chocolate normal, para garantir consistência. “Se você não é diabético, prefira o chocolate convencional em pequenas quantidades ao diet, que na maioria das vezes tem valor calórico e quantidade de gordura superior e o sabor inferior ao convencional”, sugere a nutricionista.

Também é muito importante alertar que a pessoa que possui qualquer tipo de restrição em relação aos ingredientes utilizados nos chocolates – sejam diabéticos, celíacos ou intolerantes à lactose –, devem sempre ler atentamente a lista de ingredientes da embalagem, para certificar-se de que o produto que está sendo adquirido é realmente adequado à sua necessidade.

Apesar das calorias, a iguaria traz benefícios para a saúde e agiliza o raciocínio. Para aproveitar o que há de melhor na guloseima, é preciso saber a composição dos diferentes tipos de chocolate. A nutricionista do Mundo Verde dá as dicas.

O chocolate é composto de massa de cacau, sacarose, manteiga de cacau, aromatizantes e outros ingredientes como leite, passas, castanhas e amêndoas. Contém ainda alguns minerais, como ferro, potássio, cobre, manganês e magnésio. A grande quantidade de gorduras saturadas presente no alimento pode aumentar os níveis de colesterol no organismo e interferir na balança, se consumido em excesso.

“Mas quando consumido moderadamente, o chocolate traz benefícios para a saúde. Principalmente o chocolate amargo, com menos açúcar e sem leite, devido à presença de flavonóides, faz bem ao coração”, destaca a nutricionista Flávia Morais. Segundo estudo da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, o consumo desses elementos é capaz de retardar em até 8% a oxidação do colesterol ruim (LDL), que é um dos fatores responsáveis pela arteriosclerose. Em outras palavras, os flavonóides estão associados à diminuição do risco de doenças e ataques do coração.

Fonte ainda de cafeína e teobromina, o chocolate atua como estimulante e agiliza o raciocínio. Além disso, aumenta a produção da serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, ajudando a combater a ansiedade e a depressão. “O ideal é ingerir a guloseima de manhã ou no início da tarde, quando o corpo precisa de mais energia”, sugere Flávia.

O chocolate branco é feito com manteiga de cacau e, por isso, tem mais calorias do que o escuro, que é feito apenas com o cacau. Para balancear os exageros cometidos na Páscoa, a nutricionista recomenda beber pelo menos dois litros de água por dia. Também é indicado optar por um cardápio leve e balanceado, com cereais integrais, frutas, verduras e legumes orgânicos, longe de frituras, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas. A atividade física é sempre uma boa aliada no controle e combate aos excessos.

O QUE CADA CHOCOLATE TEM

Chocolate ao leite
A massa de cacau é substituída em parte por leite em pó, produzindo um gosto mais adocicado.

Chocolate branco
Contém manteiga de cacau, açúcar e leite, mas não leva massa de cacau. É o mais calórico dos chocolates.

Chocolate amargo
Em geral, é de alta qualidade. Tem grande índice de massa e manteiga de cacau, pouquíssimo açúcar e não contém leite. É bastante rico em polifenóis e também o menos calórico, por isso, é o mais saudável entre os chocolates tradicionais.

Chocolate em pó
É bastante usado em receitas. É feito de amêndoa de cacau, sem a manteiga. Pode ser amargo (recebe o nome de cacau em pó), meio amargo e doce. Não deve ser confundido com achocolatados (chocolate, leite em pó e açúcar).

Chocolate para cobertura
Tem alto índice de manteiga de cacau, que lhe dá a propriedade de derreter com facilidade. Na culinária, ele facilita o acabamento e o brilho nas coberturas. É comercializado em três tipos: meio-amargo, branco e comum (leite).

Chocolate hidrogenado
É feito com a gordura hidrogenada em substituição à manteiga de cacau. É um produto mais barato, que derrete mais facilmente. Só que o sabor e a textura são inferiores aos dos chocolates feitos com manteiga de cacau. É tão calórico quanto os outros chocolates.

Chocolate diet
É feito de massa e manteiga de cacau, leite em pó integral, soro de leite e edulcorantes. Para compensar a falta de açúcar, ganha maior dose de gordura. É mais recomendado para quem sofre de diabetes.

Participe da promoção de Páscoa e concorra a cinco (5) cestas recheadas de produtos deliciosos. Clique aqui!


Serviço:
1) Nugali: www.nugali.com.br

2) Mundo Verde: Alô Nutricionista: 0800-0222528 / www.mundoverde.com



Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas