Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

25/03/2009
Bicicleta ou esteira?

Quem nunca olhou no mostrador de calorias gastas no exercício da bicicleta ergométrica ou da esteira ? Muitas vezes as pessoas confiam nestes valores mostrados, bem como ingerem calorias extras acreditando no que foi gasto no aparelho.

Caminhar ou correr na esteira ficou mais divertido depois que os fabricantes inventaram o marcador para indicar o total de calorias eliminado durante o exercício. O número mostrado no painel dá mais ânimo para acelerar o passo e aumenta a satisfação de quem está ali suando a camisa. Mas será que se pode realmente acreditar no aparelho?

Para obter a marca exata de calorias gastas seria necessário um equipamento bem mais sofisticado, que inclui um tubo colocado à boca para medir o oxigênio consumido durante o exercício. Esse tipo de teste é aplicado aos atletas profissionais, para traçar um plano de treinamento. Segundo a professora de educação física Priscilla de Arruda Camargo, da Universidade de São Paulo, cada litro de oxigênio consumido equivale à perda de 5.000 calorias. Os medidores das esteiras levam em conta uma fórmula-padrão que determina quanto uma pessoa em condições normais consome de oxigênio para caminhar ou correr. A estimativa varia de acordo com a velocidade e a inclinação programadas para a corrida ou a caminhada. As características físicas de cada atleta e o consumo real de oxigênio não entram na conta. "É melhor programar a esteira para o que ela deve fazer e não aceitar apenas o que informa o medidor", diz a especialista.

Para alcançar resultados mais eficientes, mais importante que olhar para o marcador é observar a freqüência cardíaca. Para começar, é preciso calcular a freqüência cardíaca de treino, que varia. Este resultado é determinado por uma Avaliação e Orientação Física, mas, se você quiser um cálculo, não muito preciso, a fórmula é a seguinte: subtrair a idade do número 220. Uma pessoa de 25 anos, por exemplo, tem freqüência cardíaca máxima de 195 batimentos por minuto. Para queimar calorias, ela precisa procurar exercitar-se mantendo os batimentos cardíacos entre 60% e 75% da freqüência máxima. Como o consumo é progressivo, quanto mais tempo a pessoa se exercitar, mais gordura vai queimar. Mas existem outros fatores que podem ajudar a obter os resultados esperados. A nutrição adequada é fundamental. A alimentação precisa ser balanceada de acordo com os objetivos pretendidos. Não é conveniente comer descontroladamente e tentar descontar na esteira, pois não vai funcionar. As boas academias de ginástica costumam ter nutricionistas que indicam qual é a alimentação adequada para cada tipo de treino. Quanto ao contador, é melhor que ele sirva apenas para distrair durante as caminhadas.


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) A importância de medir a freqüência cardíaca

2) Sou fisicamente ativo e ainda assim engordo?

3) Exercício aeróbico para emagrecer

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas