Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

19/03/2009
Alimentos ajudam a melhorar insônia

Muitas pessoas desconhecem a importância que o sono tem em nossas vidas. É por meio desse merecido descanso diário que garantimos a qualidade de nossa saúde mental e física. O autor e médico, Gerard T. Lombardo, pesquisou a fundo o assunto devido ao seu trabalho no Centro do Sono do New York Methodist Hospital e reuniu informações essenciais para as pessoas entenderem mais sobre o sono. A medicina do sono é algo recente, mas diversas pessoas buscam respostas para descobrir um jeito de viver melhor.

Você sente cansaço ao acordar? Algumas vezes sua boca fica seca durante a manhã e você sente dores de cabeça? Já reclamaram da altura do seu ronco? Com certeza, você deve procurar um médico para entender sobre os distúrbios do sono. O que é isso? Os distúrbios do sono, conhecidos como parassonias, podem ser hereditários ou provocados por alguma mudança repentina na vida da pessoa. Muitas coisas podem influenciar – divórcio, casa nova e mudança de emprego, entre outras coisas, podem causar insônia. As pessoas que não descansam durante a noite, muitas vezes passam noites em claro seguidas, convivem com o cansaço e estresse do dia-a-dia.

Insônia é incapacidade de conciliar o sono. A perturbação do sono pode assumir diferentes formas. A pessoa pode demorar para conciliar o sono, acordar durante a noite ou ficar despertada na cama durante longos períodos.

Os indivíduos com este distúrbio, às vezes, utilizam medicamentos de maneira inadequada: hipnóticos ou álcool para ajudar com o sono noturno, ansiolíticos para combater a tensão ou ansiedade, cafeína e outros estimulantes para combater a fadiga excessiva. Em alguns casos, este tipo de uso de substância pode progredir para "abuso de substância" ou causar dependência dessa substância, e também podem causar efeitos colaterais, como falta de concentração durante o dia.

Quais são as causas da insônia?

Muitos são os fatores que podem levar a insônia, como por exemplo, preocupações, ingestão excessiva de cafeína, supressão de tranqüilizantes ou álcool podem perturbar os padrões normais de sono.

Tanto sentir fome como comer em demasia podem atrapalhar o sono e causar desconforto e insônia. Fazer um lanche leve na hora de pode provocar sonolência.

Também são causas de noites mal dormidas além do consumo de café e de álcool, a pratica de exercícios antes de dormir, horários irregulares de sono, medicamentos estimulantes, e períodos de estresse mental.

O que a alimentação pode fazer pelo sono?

Um dos remédios para dormir é o doce ou o amido ingerido 30 gramas, cerca de meia hora antes de ir para a cama . Durante muito tempo, o mel foi usado na medicina popular como sonífero.

O triptofano, um aminoácido essencial, é o indutor natural do sono. Ele aumenta a quantidade de serotonina, um sedativo também natural, no cérebro. É por isso que um dos remédios caseiros para a insônia é uma xícara de leite morno, que contém triptofano, com uma colher de chá de mel, um açúcar simples (os carboidratos facilitam a entrada de triptofano no cérebro). Um sanduíche de peru é um indutor do sono porque combina triptofano com carboidratos.

Por outro lado, consumir uma refeição noturna que tenha um alto teor de gordura ou comer alimentos que provocam AZIA e MÁ DIGESTÃO pode resultar num sono inquieto.

Coma bastante:

Lanches noturnos leves
Carboidratos junto com leite e outro alimento rico em triptofano
Chás de ervas descafeinados
Reduza o consumo de:

Bebidas Alcoólicas
Evite:

Café, chá, refrigerantes do tipo cola e outras fontes de cafeína
Refeições pesadas à noite, especialmente alimentos gordurosos e condimentados

Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Alimentos, chás, ervas e a vida moderna

2) Menu de travesseiros

3) Alface, calmante natural?

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas