Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

18/03/2009
Catarata, novas aliadas!

A relação benéfica entre a luteína - substância encontrada em frutas como a maçã e a laranja, bem como vegetais verdes - e a desaceleração do processo de evolução da catarata tem mostrado-se favorável à mulher em diferentes estudos científicos. De acordo com o especialista em catarata do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Leonardo Akaishi, ocorre que os antioxidantes, como é o caso da luteína, podem realmente retardar o aparecimento da catarata, porque entre as razões multifatoriais que levam à sua manifestação está o envelhecimento do organismo. "Faz sentido o resultado de recentes pesquisas que mostram antioxidantes como inibidores da opacificação do cristalino, que é o diagnóstico da catarata", avalia Akaishi.

Em março de 2008, a publicação Arquivos da Oftalmologia divulgou o resultado de uma avaliação da ingestão de luteína em 1.802 mulheres com idade entre 50 e 79 anos em Iowa (EUA). As mulheres foram divididas em dois grupos na pesquisa. Aquelas integrantes do grupo que usou uma dieta rica em níveis de luteína demonstraram 23% menos prevalência de catarata, comparadas aquelas que consumiram níveis mais baixos. A pesquisa foi realizada pela Universidade de Wisconsin (EUA).

Já o relatório de um projeto de investigação denominado "Beaver Dam eye study", que abrangeu adultos com idades compreendidas entre 43 e 84 anos, sugere que a ingestão de luteína e zeaxantina tem a capacidade de reduzir a incidência de catarata. A luteína e a zeaxantina são os únicos carotenóides presentes no cristalino. O estudo foi realizado com 77.466 mulheres com idades entre 45 e 71 anos no período de 1980 e 1992. Os resultados mostram que aquelas que tiveram consumo mais elevado de luteína e zeaxantina apresentaram um risco 22% inferior de extração de cataratas, índice semelhante ao estudo de Wisconsin. A avaliação demonstrou também que o consumo elevado de espinafre e couves, legumes ricos em luteína, pode igualmente reduzir o risco de extração de cataratas.

Em conseqüência desses resultados, mostra-se cada vez mais freqüente a prescrição de suplementos nutricionais à base de luteína, por parte dos médicos, para prevenir e combater a degeneração da parte posterior da retina, provocada pela idade e pelo excesso de sol.

Retardar - "Catarata é envelhecimento - a não ser que se manifeste antes do esperado como conseqüência de exposição exagerada aos raios ultravioleta, de diabetes e variações de glicemia, de doenças como viroses infantis, choques elétricos, alto índice de colesterol, longo período de utilização de corticóides, consumo de cigarros e bebida alcoólica em demasia" -, explica o médico do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).

Akaishi salienta o resultado da pesquisa norte-americana que mostra a luteína e os antioxidantes contidos em alimentos, como fatores capazes de contribuir com o adiamento da catarata. "Atualmente a sociedade científica internacional tem demonstrado preocupação com o fato de que, nos países em desenvolvimento, o número e cirurgias de catarata realizado é insuficiente diante da necessidade da população, por falta de procura de atendimento, ou porque a saúde pública não supre a demanda", comenta.

Mas para Akaishi, a expressão reduzir o aparecimento da catarata não é a mais indicada, pois o cristalino vai ficar opaco com o tempo, o que é mais apropriado, para não criar falsa expectativa, é falarmos em "retardar" as manifestações incômodas da catarata.

Mulheres - De acordo com o oftalmologista brasiliense, as mulheres procuram tratamento para a catarata mais cedo que os homens, "talvez por vaidade, pois atualmente, com a possibilidade de substituição do cristalino por lentes intra-oculares multifocais, em 96% dos casos, o paciente pode se ver livre dos óculos após a cirurgia". Já os homens, observa, aguardam enfrentar alguma dificuldade por causa da catarata para procurar tratamento. Mas normalmente a opacificação do cristalino, que torna as cores menos vivas, começa a se manifestar por volta de 55 anos de idade em ambos os sexos.

Linhaça - Akaishi destaca além da luteína e de outros antioxidantes, a carnosine, a sinvastatina e também o óleo de linhaça entre os protetores da saúde visual. A carnosine, por exemplo, impede os radicais livres de ataque ao cristalino e a sinvastatina reduz o mau colesterol, atuando como agentes que contribuem com o retardo no aparecimento da catarata. Fonte vegetal do Ômega-3, substância que tem poder antioxidante no combate aos radicais livres e promove o equilíbrio orgânico, o óleo de linhaça tem se mostrado eficiente também na prevenção da catarata precoce e como auxiliar do tratamento, acrescenta.

Tamanho do problema - Cataratas são líderes em causas de cegueira, respondem por cerca de 47,8% de todos os casos no mundo, de acordo com levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A principal forma de catarata diagnosticada é a senil e se manifesta após os 50 anos de idade. Conforme dados do CBO, a prevalência de catarata senil é de 17,67% em pacientes com até 65 anos de idade e passa para 47,1% entre 65 e 74 anos. A partir dos 75 anos, o índice é de 73,3%.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a incidência anual de catarata é estimada em 0,3% ao ano, isto é, três novos casos para cada mil habitantes por ano. Transferindo-se o dado ao cenário brasileiro, a estimativa é de que, a cada ano, surjam 552 mil casos novos de catarata.

Registros mostram que o sistema privado de saúde responde por aproximadamente 165 mil cirurgias de catarata por ano, enquanto o Sistema Único de Saúde (SUS) realiza cerca de 387 mil cirurgias no mesmo período.

Solução - Para quem já sentiu a manifestação da catarata, há soluções que podem trazer de volta a qualidade de vida do paciente com a possibilidade de livrá-lo da dependência dos óculos, na grande maioria dos casos, quando se trata de cirurgia de facoemulsificação com a substituição do cristalino por lentes intraoculares multifocais. "Uma das alternativas é a técnica Mix & Match que substitui o cristalino (a lente natural dos olhos) por uma lente artificial específica para as necessidades funcionais da rotina do paciente - também melhora a visão noturna, corrige a miopia e o astigmatismo", explica o oftalmologista Leonardo Akaishi.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas