Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

04/03/2009
Isotônicos, como consumir?

Se você está pensando em sair para uma corridinha, seja treino ou competição, não deixe de se hidratar.

“Uma vez que a água proporciona um bom funcionamento do organismo, preserva as funções fisiológicas, transporta os nutrientes e principalmente regula a temperatura corporal, a água, definitivamente, não hidrata”, explica o especialista em corrida, professor Emerson Vilela!

Podemos avaliar o volume de água perdido durante a prática da atividade física ao pesarmos num jogador de futebol após uma partida ou num artista após um show. Encontramos perdas enormes, de até 6 quilos, referentes a seis litros de água corporal, tanto pela transpiração (suor) quanto pela perspiração (respiração). O jogador de futebol e o artista do nosso exemplo não emagreceram, estão desidratados.

Quando respiramos, perdemos água sobre a forma de vapor e essas perdas aumentam muito, quando respiramos de maneira ofegante, em virtude de temperaturas elevadas e do clima seco. “A perda de água através do suor se associa a perda importante de vários eletrólitos, como sódio, potássio e cloreto. Nesses casos, a reposição de água potável, sem o componente eletrolítico, deixa o organismo privado dessas substâncias e altera o importante equilíbrio corporal entre água e eletrólitos”, explica a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional.

Um hidratante para cada ocasião

“Nos exemplos que citamos – jogador de futebol e artista – a hidratação corporal ideal deve vir acompanhada de eletrólitos, fazendo dos isotônicos uma forma adequada de hidratação. Essas bebidas são soluções formadas a partir de concentrações variadas de sódio e cloreto associadas a pequenas quantidades de carboidratos. Elas são capazes de hidratar, repondo todas as perdas, além do efeito benéfico do suporte de carboidrato oferecido aos músculos em atividade”, afirma Amanda Epifânio, nutricionista do Citen.

Assim, a hidratação melhora o rendimento físico, sem depletar as reservas corporais de glicose, maximizando o desempenho do atleta e do artista. Além disso, “a presença de sódio nos isotônicos estimula a sede do atleta, propiciando a continuidade da sua hidratação, uma vez que o reflexo da sede só ocorre após perdas de 1 a 1,5 litros de água”, reforça Amanda Epifânio.

Durante atividades físicas de até uma hora de duração, o melhor hidratante ainda é água. Isso quer dizer que para caminhadas, aulas de hidroginástica, aulas em academias, ciclismo e até para corridas de uma hora de duração não há necessidade do uso de isotônicos. “Essas bebidas foram formuladas para repor água e sais minerais, perdidas no suor, promover a hidratação e também melhorar a performance dos atletas. Os isotônicos são recomendados após exercícios que durem mais de uma hora e que causam transpiração”, destaca a endocrinologista Ellen Paiva.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária recentemente realizou uma consulta pública sobre a nova regulamentação do uso dos isotônicos, categorizando-os como “alimentos para atletas”, ao invés da denominação anterior de “alimentos para praticantes de atividade física”. “Isso quer dizer que essas bebidas devem ser consumidas apenas por pessoas que pratiquem exercícios físicos de alta intensidade, com o objetivo de rendimento esportivo ou de competição”, explica a médica.

Riscos no consumo de isotônicos

Os riscos inerentes ao consumo indiscriminado dos isotônicos relacionam-se ao seu valor calórico, ao seu conteúdo em açúcar e ao sódio. As calorias dessas bebidas podem comprometer a dieta de pessoas com sobrepeso ou obesidade, uma vez que um frasco de 350 ml pode conter de 80 a 100 calorias. O seu teor em açúcar também pode elevar a glicemia dos diabéticos. “Entretanto, a concentração de sódio dos isotônicos representa a maior preocupação em relação ao seu uso indiscriminado, uma vez que, quando comparados com outras bebidas, o isotônicos contém 9 vezes mais sódio do que refrigerantes tipo cola e 3000 vezes mais do que uma solução hidratante oral infantil disponível nas farmácias”, alerta a nutricionista do Citen, Amanda Epifânio. Compare as informações nutricionais:

Porção de 200ml
Glicose
Sódio
Calorias

Isotônicos
120mg
50-90mg
50cal

Refrigerante tipo cola
210mg
10mg
85cal

Hidratante oral
21mg
3mg
0cal

Frente às recomendações de consumo de sal (6g/dia de sal ou 2400mg de sódio), o brasileiro já exagera, consumindo de 7 a 13g de sal (2800 a 5000mg de sódio) diariamente. “Nesse contexto, o consumo indiscriminado de isotônicos tem uma conotação preocupante, principalmente entre as pessoas portadoras de hipertensão arterial, uma vez que essas soluções vêm aumentar ainda mais a sobrecarga de sódio, tão deletérias para esses pacientes”, informa a nutricionista.

Recomendação para consumo

“Para as pessoas que conseguem, na atribulação do dia-a-dia, realizar uma atividade física leve, como caminhar, a orientação é de que cultivem essa prática, pois ela é excelente aliada na prevenção da obesidade e das doenças cardiovasculares. Para este grupo, a melhor forma de hidratação é a água potável, uma vez que os isotônicos, nesses casos, podem anular os benefícios dos seus esforços, devendo, portanto, ser evitados”, explica a endocrinologista Ellen Simone Paiva.

SERVIÇO:
www.citen.com.br


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Correndo em boa companhia

2) Você é um atleta de final de semana?




Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente

Veja mais também no Módulo de Corrida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas