Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

08/05/2006
O que pode ajudar a celulite?

Nove em cada dez mulheres sofre com o problema dos furinhos. Estes furinhos são terríveis, fazemos tudo para exterminá-los, mas ele ficam lá, firmes e fortes. As causas da celulite não são ainda bem conhecidas. Uma coisa é certa, não se trata simplesmente de um problema de excesso de gordura, embora seja quase sempre tratada como tal - daí os pouco e não duradouros resultados que se obtêm com as dietas e tratamentos para emagrecer.

Por outro lado, muitas mulheres magras têm celulite e algumas só dão por ela depois de uma dieta de emagrecimento. A celulite é relacionada ao funcionamento do sistema hormonal e com certos momentos da vida da mulher - puberdade, gravidez, menopausa e síndrome pré-menstrual. Pensa-se que há uma predisposição genética para sofrer de celulite e sabe-se que fatores como a má circulação, hábitos alimentares errados e uma má higiene de vida agravam a situação. Sua mãe tem, é quase certeza que você terá. Infelizmente!

A idade também não ajuda, porque o envelhecimento natural do organismo abranda a vitalidade das trocas celulares e afeta a firmeza dos tecidos da pele, que sustenta o tecido adiposo.

Mas o que é, então, a celulite?
A casca de laranja é o nome dado ao aspecto rugoso, noduloso com aparência esburacada da pele. Esta é o que mais caracteriza, a perseguidora celulite. Esta, ao concentrar-se mais numas zonas do que noutras, dá uma aparência irregular à superfície, onde acumulou mais gordura subcutânea. Tanto a gordura normal como a celulite, se formam no tecido adiposo, situado abaixo da camada mais profunda da pele, com uma diferença: a gordura instala-se nos adipócitos (células gordas), ao passo que a celulite é um processo que afeta toda a área afetada - adipócitos, vasos sanguíneos, nervos e fibras.

Prevenir ainda é o melhor remédio
Não podemos alterar a nossa "sina", o código genético, mas podemos evitar a celulite adotando um estilo de vida saudável e fugindo de maus hábitos que favorecem o seu aparecimento. Uma alimentação balanceada, exercícios regulares e orientados e bons cuidados com a pele são essenciais para manter a situação controlada.

Recomenda-se, habitualmente, às pessoas com celulite ou que desejam preveni-la, que façam uma dieta desintoxicante, incluindo muitas frutas frescas, verduras e legumes e deixando de tomar chá preto, mate, café e álcool. Um aspecto importante são as substâncias alimentares retentoras de água, que podem aumentar o problema da celulite. Essas são compreendidas pelo sódio, presente em grandes quantidades no sal, alimentos processados e molhos como shoyo e inglês.

Dicas para a "famosa" prevenção:

1. devem ser consumidas fontes magras de proteína, como clara de ovo, aves, peixes e carnes vermelhas magras como lagarto, filé mignon. Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas;

2. À noite, coma pouco e só coisas leves. Assim o organismo elimina os excedentes e não faz reservas inúteis.

3. Não pule refeições, para manter o sistema digestivo e os intestinos a funcionar com regularidade.

4. Descanse, durma bem e evite o stress na medida do possível.

5. Se trabalhar sentada levante-se de vez em quando, estique-se e ande um bocado para estimular a circulação nas pernas. Evite sentar de pernas cruzadas.

6. não use roupas muito justas nem sapatos muito apertados

Tratamentos para amenizar "o mal":

Quando a celulite é já antiga e resistente, pode-se reforçar o plano de ataque com tratamentos mais fortes em SPAS, e clínicas de beleza, ou ainda em massagens com massagistas profissionais que podem até ser em casa. Todos eles têm como objetivo mobilizar os líquidos retidos e as gorduras localizadas, para que o organismo consiga eliminá-los naturalmente através da circulação sanguínea e linfática.

Algumas sugestões:

1) Drenagem linfática (eficaz em casos de retenção de líquidos)

2)Envolvimentos em ligaduras térmicas que alternam o calor e o frio (para dar firmeza)

3) Mesoterapia (injeção local de extratos de plantas)

4) Endermologia (uma massagem feita com um aparelho especial, com bons resultados em celulite muito resistente)

5) Massagem modeladora: esta é UMA DAS MELHORES ALIADAS para melhorar a aparência da pele. Esse tratamento manual, concentrado nos pontos de celulite e de gordura, é feito em todo o corpo por uma profissional especializada em sessões que chegam a ser bem doloridas, mas totalmente suportável, ainda mais quando se é por um bom motivo como a grande melhora da celulite. Os toques manuais ajudam a drenar o líquido das células, a remodelar o contorno do corpo e a enrijecer a musculatura. A redução de medidas é INEVITÁVEL, animadora e deixa a pele com um aspecto lindo. O ideal é fazer sempre pelo menos 2x/semana. Após você ter sentido melhora, pode reduzir a 1x/semana, mas não deixe de fazer, o resultado é certo!

Enfim, não há milagres anti-celulite, mas a persistência nos exercícios, a regularidade na alimentação e os bons hábitos de vida ainda são a melhor garantia.






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas