Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

26/02/2009
Manga no controle do diabetes

Com base em resultados de pesquisa desenvolvida na Esalq/USP, a manga é um excelente adjunto terapêutico no tratamento do diabetes e pode ser incorporada de forma simples e prática na alimentação do dia-a-dia.

Apesar de saborosa e rica em vitamina C e betacaroteno, precursor da vitamina A, foram grandes quantidades de fibras, particularmente pectina, que despertaram interesse da equipe da Esalq/USP em estudá-la mais detalhadamente.

Dra. Jocelem Mastrodi Salgado, professora titular de Nutrição Humana da Esalq/USP, condutora da pesquisa, explicou que “a pectina é uma fibra solúvel que, como todas, pode apresentar efeito hipoglicemiante (reduz a glicose) por retardar a digestão de amido e outros polissacarídeos, processo que leva tanto à liberação da glicose no estômago para o intestino como a sua absorção a ocorrer mais lentamente, evitando que seus níveis se elevem de modo muito rápido e intenso no sangue”. Além da pectina, a manga também contém grandes quantidades de fibras insolúveis, como a celulose e a hemicelulose, ambas benéficas ao organismo.

Na pesquisa, foram analisados 2 grupos de animais diabéticos (330mg/dl). Um grupo recebeu uma dieta contendo 5% de manga e o outro recebeu uma dieta controle (placebo), e a cada 15 dias o sangue de todos era coletado para determinação de glicose sanguínea e glicogênio hepático. “Ao final do estudo, a glicemia chegou ao nível de 107mg/dl nesses animais que receberam a manga, enquanto aqueles que receberam a dieta-controle mantiveram o nível de glicose em 330mg/dl” explica Jocelem.

No estudo em questão, os animais diabéticos que receberam manga na dieta apresentaram o nível de glicogênio 64% maior que aqueles alimentados com a dieta-controle, o que é excelente, já que o ideal é que a maior parte da glicose absorvida não seja utilizada imediatamente e sim que seja armazenada no fígado sob a forma de glicogênio. “Tal resultado levou-nos a acreditar que os alimentos com manga passaram a absorver melhor a glicose e, como conseqüência disso, as reservas no fígado sob a forma de glicogênio começaram a aumentar”, finalizou Dra. Jocelem.

Fonte: Livro Guia dos Alimentos Funcionais

Dra. Jocelem Mastrodi Salgado
Atendimento ao leitor: (021) 3882-8416

Pectina caseira de laranja:

Ingredientes:
01 copo de pele branca de laranja
03 copos de água

Preparo:

1º- Descasque a laranja retirando a pele branca.
2º- Moa a pele branca na máquina de moer carne ou liquidificador.
3º- Para cada copo junte 3 copos de água
4º- Leve para ferver por 20 minutos.
5º- Coe e aproveite o suco.

Fonte: Suzana Souza de Mello


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Salada turbinada

2) Alimentos e rejuvenescimento

3) Emagreça com saúde

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas