Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

16/01/2009
Jump Fit

São tantas as opções no cardápio da ginástica hoje em dia que fica difícil conhecermos bem todas.

Você sabia que existe um treinamento aeróbico praticado sobre um pequeno trampolim elástico? Esse programa pré-coreografado chama-se Jump Fit. O trabalho cardiovascular feito no trampolim proporciona inúmeros benefícios para a saúde. Ninguém fica de fora, todos podem participar. Isso por que as coreografias são simples e os exercícios são de baixíssimo impacto. A superfície elástica absorve até 87% do impacto dos movimentos. Além disso, Cida Conti, a professora que desenvolveu o Jump Fit, garante que é o programa mais divertido do momento. "Liberados da ação da gravidade, os praticantes sentem-se crianças outra vez", conta Cida. A professora completa: "Em poucos minutos, pode-se ouvir os gritos dos alunos animadíssimos com a aula".

A aula de Jump Fit é também uma boa opção para relaxar, perder peso, melhorar o condicionamento e fortalecer as pernas.

Durante a aula, são executados movimentos de correr e saltar sincronizados com uma música específica. Cada coreografia tem aproximadamente 5 minutos. A sessão dura 45 minutos, incluindo as fases de aquecimento, esfriamento e os abdominais.

Para entender melhor como funciona, imagine-se em cima de um disco de um metro de diâmetro, como se fosse uma cama-elástica. Agora, comece a pular bastante, mexa os braços e acompanhe o professor no ritmo da música. Ao final de 45 minutos você elimina cerca de 450 calorias. E o melhor: volta a ser criança de novo e tem diversão garantida. Trata-se de uma aula que mescla um excelente trabalho aeróbio a um intenso trabalho localizado. É fundamental ter ao lado do trampolim uma garrafinha de água e uma toalha, para se hidratar e se recuperar nos intervalos.

As aulas são pré-coreografadas e as rotinas coreográficas são extremamente fáceis e divertidas, garantindo a intensidade das aulas e a participação dos alunos. Todas as pessoas com boa saúde e que já passaram por avaliações médicas e posturais podem fazer a atividade sem restrições. Mas, é importante passar antes por essas avaliações, para fazer a aula sem riscos e com mais segurança. As contra-indicações são para mulheres grávidas, portadores de labirintite ou pessoas que apresentam alguma instabilidade nos tornozelos e joelhos.

Segurança garantida
Num primeiro momento você tem a sensação de que vai cair. Mas não se preocupe, essa insegurança é natural e não dura muito tempo. Os exercícios são realizados sobre a superfície elástica do trampolim, que absorve todo o impacto ocorrido nos saltos. A cama-elástica possui seis pés, molas para a absorção do impacto e a zona de contato dos pés. Tudo isso é passado pelo professor na primeira aula do aluno.

Antes de ser lançado no mercado brasileiro, o Jump Fit foi testado por uma equipe de profissionais especializados na área de fisiologia e biomecânica de São Paulo. Através dos estudos realizados, comprovou-se que os exercícios aeróbicos executados sobre o trampolim podem proporcionar excelentes resultados no treinamento cardiovascular e na redução da gordura corporal. As coreografias são pré-estruturadas pela equipe técnica da FIT.PRO. E antes de chegar nas academias, são testadas pela Universidade Metodista e pela FEFISA. Para garantir vida longa, a cada três meses as aulas são renovadas com o auxílio de uma equipe de coreógrafos e pesquisadores. Mas isso não é para qualquer. Somente as academias credenciadas podem usar o Jump Fit. E os professores passam por um treinamento que ensina as particularidades do trabalho na superfície elástica.

Para desenvolver a atividade na academia é preciso que o local seja licenciado e os professores treinados e aprovados nas avaliações. A academia paga uma taxa mensal para obter o programa, que é composto de CD, apostila, fita de vídeo, entre outros.

Mais informações: www.fitpro.com.br

Assuntos relacionados:

1) O IN e o OUT dos exercícios

2) Power Jump

3) Novidades no assunto

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Dia a Dia na Academia, com Prof. José Carlos Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas