Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

02/01/2009
Dando um jeito na ressaca

Depois de tantas comemorações - Natal e Reveillon - nada melhor do que um bom cardápio para começar o dia nesta semana que inicia o ano de 2009.

A principal dica é alimentar-se com sucos, frutas e sopas leves e beba bastante líquido. A alimentação deve privilegiar os alimentos integrais, para ajudar na desintoxicação, como arroz integral, feijão azuki, hambúrguer de tofu/quinua grelhado, pratos com almôndega de soja, panqueca de ricota com espinafre, panqueca de cenoura, quibe com tofu, quiche de legumes e leguminosas (lentilhas, ervilha, grão de bico, soja).

Incluindo no cardápio esses produtos naturais, os foliões poderão repor todos os sais minerais, vitaminas e aminoácidos necessários para combater o desgaste físico e desintoxicar o organismo.Logo abaixo algumas sugestões de alimentos:

- Chá Verde - Com seu efeito estimulante, ativa o sistema imunológico, e a presença de manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2 ajudam a prevenir doenças cardíacas e circulatórias. O consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias;

- Quinua Real - Originário dos Andes bolivianos, é um cereal selecionado pela Nasa para alimentar os astronautas em vôos de longa duração. Seu valor nutritivo só se compara ao leite materno, como um dos alimentos mais balanceados e completos do planeta;

- Suco de uva orgânico – A bebida 100% natural, encontrada na rede Mundo Verde, fornece energia e combate o desgaste físico.

- Suco de clorofila - Repõe todos os sais minerais, vitaminas e aminoácidos necessários para combater o desgaste físico. Batido com água de coco, além de saboroso, ajuda na hidratação.

Os sucos mais recomendados para os casos de retenção hídrica são aqueles fontes de potássio (pois este mineral ajuda a contra atacar os efeitos do sódio na retenção de água), magnésio (pois este mineral é perdido com a diurese e deve ser reposto) e vitamina B6 ( que quando deficiente diminui a capacidade dos rins em excretar sódio). Exemplos são os sucos de: salsa, acelga, espinafre, brócolis, couve, cenoura, aipo, folhas de nabo, pimentão doce, melancia, pepino, uva, alface, melão cantalupo (com sementes).

Receitas de sucos:

1) Brisa de verão:

1 laranja, sem casca, com a pele branca
1 cacho médio de uvas verdes
2 xícaras de pedaços de melancia com casca
1 ramo de hortelã para enfeitar
Passe a laranja, as uvas e a melancia pela centrífuga. Despeje o suco num copo com gelo e enfeite com a hortelã.

2) Suco desintoxicador do corpo

½ pepino
1 beterraba
½ maçã, sem sementes
4 cenouras, sem folhas
Passe tudo pela centrífuga e está pronto para beber.

* ENJÔO

Para os casos de enjôo, os sucos mais recomendados são aqueles que contenham Vitamina B6, C e K. Exemplos de sucos benéficos são: de gengibre, couve, espinafre, pimentão doce, folhas de nabo, brócolis, repolho, morango.

1) Espuma de gengibre

1 fatia fina de raiz de gengibre
1 maçã sem sementes
água mineral com gás
Passe o gengibre pela centrífuga com a maçã. Despeje o suco num copo com gelo. Encha o copo até a borda com a água mineral com gás.

Batida de morango

½ litro de morangos
½ pêra rígida
1 banana madura
1 colher de sopa de levedo de cerveja
Passe os morangos e a pêra pela centrífuga. Coloque o suco, a banana e o levedo no liquidificador ou processador e misture até ficar cremoso

Artigos relacionados:

1) Bebidas alcoólicas: todo cuidado é pouco

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas