Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

26/12/2008
Método Pilates é eficaz para quem pratica corrida

Os benefícios da prática de Pilates para corredores de rua são inúmeros, tanto na melhora da performance e prevenção de lesões, quanto na reabilitação. A primeira e talvez mais importante contribuição do Pilates seja a aquisição e manutenção de uma boa postura, fundamental para melhorar o aproveitamento biomêcanico, evitando sobrecargas nas articulações, ossos e músculos, trazendo maior economia de movimentos, mais fluidez, estabilidade e controle.

“Especialmente a prática de Pilates nos equipamentos proporciona um aumento da consciência corporal e um reconhecimento dos desvios posturais e os desequilíbrios musculares. É possível identificar rapidamente fraquezas, encurtamentos, desvios e rotações que seriam mais lentamente reconhecidas pelo praticante na prática de solo (Mat Pilates)”, alerta a Prof. Cristina Abrami, diretora técnica do CGPA Pilates, estúdio pioneiro da técnica no Brasil.

Os cerca de 500 exercícios de Pilates, com seus movimentos precisos e coordenados com a respiração, exige uma concentração constante, fazendo com que a mente oriente e controle os movimentos do corpo.

“No Pilates não existem movimentos isolados com apenas um grupo muscular. Cada exercício trabalha simultaneamente a respiração integrada à contração da musculatura abdominal profunda, criando uma estabilidade na coluna, permitindo trabalhar com fluência braços e pernas de forma dissociada do tronco. Uma coluna saudável deve ser ao mesmo tempo forte e flexível”, define Cristina Abrami.

O atleta praticante de corrida deve procurar um profissional certificado para ministrar Pilates e um espaço que tenha os equipamentos adequados.

Artigos relacionados

1)São Silvestre – a hora da prova

2)Tênis ideal para correr

3)História da maratona

4)Como ter um bom rendimento na São Silvestre?

5)Veja se o ritmo da sua corrida/caminhada está bom

Veja mais sobre o assunto em nosso Módulo De Corrida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas