Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

19/12/2008
Erros comuns no treino para mulheres

A dificuldade de executar um treinamento perfeito é considerada natural, talvez a inexperiência, a falta de informação ou até mesmo a rotina viciada contribua bastante para a ineficiência no resultado. Alguns erros podem estar presentes e atrapalhar os treinamentos, vamos identificá-los:

1. Medo do aumento muscular

Muitas mulheres têm receio que a carga no treinamento irá torná-las forte demais, com músculos excessivamente grandes, talvez como uma fisiculturista, então evitam totalmente ou, pelo menos parcialmente, alguns dos melhores exercícios básicos, como o agachamento, o shouders press ou o supino. Na verdade quando se começa a realizar estes exercícios regularmente, aí sim, haverá algumas mudanças na massa e na definição muscular.

Não ocorrerá, contudo, o aumento de quilos de músculo a cada mês. É difícil para as mulheres adquirirem um grande nível de massa muscular devido às diferenças fisiológicas quando comparadas aos homens. Realmente não há riscos em se parecer como homem, pois a quantidade de hormônio testosterona é bem inferior.

O aumento da massa muscular a partir desses exercícios será de fato a melhor forma de acentuar a sua condição física e tornar seus músculos com formas mais definidas e aparentes.

2. Treinamento cardiovascular inadequado

Para treinar de forma eficiente, você deve procurar um equilíbrio entre os exercícios cardiovasculares e a musculação.

Muitas mulheres dão muito foco no trabalho cárdio e diminuem o treinamento com pesos, na crença equivocada de que isso irá ajudá-las a alcançar a sua meta de queima de gordura e atingir um músculo mais enxuto, magro.

Pode passar horas sobre a escada ou esteira e não reduzir efetivamente a gordura corporal desejada. A perda de peso está também associada ao tecido muscular magro, interferindo no metabolismo do organismo. Uma boa opção para queimar gordura é adicionar músculo ao seu corpo. Acrescentar algum peso na resistência dos exercícios irá ajudar a aumentar sua taxa metabólica e queimar gordura corporal. Para isso, as mulheres devem gastar pelo menos metade do seu tempo trabalhando treinamento com pesos.

3. Falta de intensidade cardiovascular

Muitas pessoas usam seu tempo com equipamentos cárdio lendo jornal, vendo televisão ou negligentemente conversando com os amigos. Claro que você estará queimando calorias, mas muito provavelmente não alcançará o seu ritmo cardíaco ideal e conseqüentemente não obterá o máximo benéfico do trabalho. Você não precisa treinar em um nível de intensidade acima do esperado, mas precisa se concentrar no que está fazendo.

4. Pouca carga – intensidade

Quando você simplesmente usar pesos medíocres para cumprir um pré-derminado número de repetições (digamos, 10 ou 20), não se conseguirá os efeitos máximos para ativar seus músculos. As últimas 3 ou 4 repetições devem ser desafiadoras. Além disso, a fase negativa do movimento é freqüentemente esquecida. Muitas pessoas preferem vencer a gravidade em vez de usar os seus músculos para lentamente deixar que ela vença. É fundamental trabalhar com uma contração concêntrica explosiva e uma contração excêntrica mais lenta, que leve pelo menos o dobro do tempo no seu percurso. Como regra geral, use moderadamente pesos pesados (com a qual você possa fazer de 8 a 15 reps), que deverá dar-lhe muito melhor resultado do que utilizar pesos leves com repetições mais altas.

5. Execução de exercícios de forma roubada

Os homens podem ser mais levados a executar exercícios roubados do que as mulheres, pois eles tendem a errar por utilizar um peso elevado demais, daí a necessidade de utilizar outros músculos que não os focados para vencer a resistência. As mulheres tendem a errar por não se manter suficientemente atenta ao músculo alvo. É muito importante pensar (se concentrar) no músculo que se está tentando desenvolver e no próprio movimento.
Aprender a forma correta sobre todo e qualquer exercício que você vai fazer, não só reduzir o risco de lesões, mas ajudará a alcançar seus objetivos mais rapidamente.

6. Dependência nas medidas (números) como parâmetro do sucesso

Deve-se ter cuidado com os valores das medições, pois podem proporcionar às mulheres uma falsa indicação do seu nível de aptidão. Dietas extremas, freqüentemente, reduzem o peso corporal total, mas reduz também o peso muscular magro e a taxa metabólica.

Um programa de treinamento com pesos pode realmente levar ao aumento de peso corporal, melhorando a aparência das áreas problemáticas e, simultaneamente diminuir a gordura, no entanto, as medidas podem eventualmente não mostrar qualquer mudança.

A simples avaliação visual, próprias de vestuário, a sensação de bem-estar, a observação de outras pessoas sobre a aparência melhorada e os valores de gordura são parâmetros muito melhores do que medidas.

7. Ignorar o aquecimento e o alongamento

Somente de 6 a 10 minutos de aquecimento geral antes de cada treino podem, não só reduzir o risco de lesões, mas também, melhorar o desempenho. Boas opções incluem um pouco de bicicleta ergométrica, movimentos das articulações que serão utilizadas e alongamentos.
O alongamento é a atividade mais simples para iniciar a irrigação de sangue no músculo, preparando-o para a exigência mais forte.
Longas sessões de alongamentos são melhores quando realizadas em um treino próprio. Após as sessões de treino com peso seria mais indicado um alongamento visando somente à descontração, com baixa intensidade.

8. Seleção pobre de exercícios

Muitas vezes, as mulheres trabalham com foco demasiado em uma área problemática, como braços, coxas ou abdômen, e não treinam o seu corpo como um todo, excluindo exercícios importantes, como desenvolvimento de ombros, remadas e dumbbell press.

Quando você escolhe exercícios, tais como máquinas de abdução e adução e extensões pernas, você faz o trabalho concentrado (exterior e interior da coxa e quadríceps), mas também seria necessário dar atenção aos grandes exercícios, tais como lunges e agachamentos. Esses são os exercícios multiarticulares (envolvem várias articulações) que exigem a atuação de vários músculos simultaneamente e requerem mais energia.

9. Ignorar o ciclo menstrual

Durante o ciclo menstrual, mulheres naturalmente ganham e perdem peso com mudanças nos níveis de estrogênio. Por vezes, poderá ser mais difícil de treinar e ainda aumentar um pouco a gordura corporal. Uma boa estratégia é traçar o seu andamento e comparar o seu atual estado de aptidão com o mesmo ponto do seu ciclo anterior. Não fique desencorajada por alterações relativamente pequenas em gordura, procure sempre manter seu foco.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Personal Trainer com Profa. Danielle Rotondo e de Musculação com Prof. Amauri Altieri


Quer ver mais aulas? Clique aqui





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas