Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

10/04/2006
Tire aqui suas dúvidas sobre exercícios

Nada melhor – para a mente e para o corpo - do que fazer exercícios, certo? Mas só será bom e adequado, se for com orientação.Portanto não deixe de buscar sanar suas dúvidas com sites confiáveis, médicos, professores e nutricionistas. Selecionamos aqui alguma dúvidas principais de atividade física e alimentação, veja:

1) AMINOÁCIDO É ESTERÓIDE ANABÓLICO?
Não. São completamente diferentes. Os aminoácidos são compostos que quando agrupados, formam as proteínas. Os esteróides anabólicos (proibidos pelos regulamentos esportivos) são hormônios masculinos, que ajudam artificialmente e de maneira perigosa os músculos a fixarem mais proteínas, com ganhos exagerados nas dimensões corporais.

2) QUAL O MELHOR PONTO PARA SE MEDIR A PULSAÇÃO?
Com certeza é na artéria radial, no punho. Quando se mede na carótida (no pescoço), corre-se o risco de comprimir muito a artéria, determinando-se sua semi-oclusão, o que por via reflexa baixa a FC ou produz anormalidades nos batimentos. Além dessa possibilidade de oclusão, barorreceptores (pequenas terminações nervosas sensíveis à pressão) localizados no pescoço fazem também, reflexamente, uma diminuição da FC, quando estimulados pela pressão dos dedos que estão medindo a pulsação.

3) QUAL O PERIGO DOS DIURÉTICOS NOS REGIMES?
Nas fórmulas de emagrecimento (inibidoras de apetite) é muito comum encontrarmos diuréticos em sua formulação e, nesse aspecto, correm riscos pela alta eliminação do magnésio, que é um mineral fundamental para a contração muscular. Nesses casos, devem-se incluir, na alimentação do regime, fontes ricas em magnésio, como o camarão, o espinafre, a ervilha, a lentilha, o tomate, o feijão e o pão integral.

4) O QUE SÃO RADICAIS LIVRES?
Os elétrons gravitam nos seus átomos e tendem a andar aos pares, emparelhados. O oxigênio que respiramos reage com inúmeras moléculas no organismo, formando radicais livres, isto é, átomos em que os elétrons são ímpares, não formam pares. O perigo é que esses elétrons reagem com moléculas vizinhas e formam mais radicais livres ainda. Eles sobrecarregam o organismo, que não tem mais capacidade natural de eliminá-los, e são responsáveis pelo envelhecimento das células. Indivíduos submetidos a esforços físicos exagerados têm tendência a aumentar o número de seus radicais livres, com prejuízo no rendimento físico. Algumas substâncias, chamadas anti-oxidantes, reagem com esses elétrons ímpares e formam substâncias estáveis, sem radicais livres.Os principais anti-oxidantes que combatem os radicais livres são as vitaminas A, B6, C e E, o magnésio, o zinco, o cobre e o selênio (chamados oligoelementos).
Lembre-se: NÃO SE AUTOMEDIQUE.

5) QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA OS EXERCÍCIOS?
O melhor horário deveria ser aquele em que o indivíduo tenha mais tempo e se sinta mais disposto para a atividade física. Como regra geral, respeitando-se o intervalo mínimo após as refeições e evitando-se o exercício próximo ao momento de dormir, qualquer horário é bom. Uma ressalva para quem se exercitará pela manhã, é um bom aquecimento e maior preparação para o exercício, pois a diferença de freqüência cardíaca entre o sono e a atividade vai subir muito rapidamente e em pouco tempo.

6) A FALTA DE CARBOIDRATOS É PERIGOSA?
Sim, e muito. Acontece que a glicose (carboidrato ou hidrato de carbono ou açúcar) é estocada nos músculos e no fígado, sob a forma de glicogênio. Baixar esse estoque deixa os músculos muito fatigados, com pouco rendimento e sensação de fraqueza. O pior é que, nessas condições, o organismo vai buscar energia nas proteínas, o que consome tecido muscular, dando mais enfraquecimento, diminuição do tônus muscular e, inclusive, com repercussões estéticas no aspecto facial. Portanto NÃO cometa este erro: suprimir carboidratos nas dietas em geral.

7) MUSCULAÇÃO ENGORDA?
Não. A musculação é um exercício que não tem como “produzir” gordura corporal. O que acontece é que, quando fazemos musculação os músculos são estimulados e, assim para produzirem o “efeito de enrijecimento” eles têm que absorver proteínas na forma de aminoácidos, carboidratos e água. Consequentemente as pessoas acabam ganhando um pouco de peso no início do treinamento, mas não decorrente do acúmulo de gordura e sim do estímulo muscular. Este aumento de peso inicial tenderá a diminuir com o tempo de treinamento ainda mais você combinando sua rotina com exercícios aeróbicos e dieta alimentar.

8) COMO SABER A MINHA ZONA ALVO DE TREINAMENTO?
Fazendo uma Avaliação Física. As fórmulas básicas existentes na literatura e que você vê nas revistas, são bem genéricas, não levando em conta, por exemplo, sua pressão arterial, fator importante para determinar-se sua freqüência cardíaca ideal de treino.

9) QUAL A ATIVIDADE FÍSICA IDEAL?
Depende. Não existe atividade física ideal isolada, ou seja, a melhor hipótese é a combinação de atividades: aeróbicos (pedalara, caminhar, correr, nadar), com anaeróbicos (musculação, ginástica localizada) e alongamentos. Se tiver restrições médicas converse com seu médico e seu professor para ver como resolver a questão da melhor maneira. O importante é não ficar parado. Movimente-se!

10) QUANTO TEMPO PODE-SE FUMAR ANTES E DEPOIS DA ATIVIDADE FÍSICA?
Não se deve fumar nem 2 horas antes, nem 2 horas depois da atividade física, pois são os momentos em que os brônquios estão mais propícios a se intoxicarem. A atividade física propicia o melhor irrigamento sanguíneo e oxigenação dos brônquios e bronquíolos. Assim, é como se eles ficassem mais suscetíveis à toxicidade do cigarro, Portanto, cuide-se! O ideal é não fumar, mas se for impossível não esqueça desta dica importante.

Cuidar da saúde é um hábito. Não se descuide e viva mais e melhor!

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo, na coluna de José Carlos Altieri com Dicas de Atividade Física e na coluna de Cardiologia e Saúde, com Dr. Ricardo Tavares de Carvalho





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas