Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

05/12/2008
Cerveja pode ser uma grande vilã em épocas de calor

Os dias quentes já anunciam a chegada do verão, e mais que em outras estações do ano, é quando devemos redobrar os cuidados com a hidratação. E para aqueles que não resistem à “loira gelada” em uma tarde de Sol, atenção às dicas de uma nutricionista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br), maior complexo hospitalar privado da América Latina.

No calor, a perda de suor de uma pessoa que está se bronzeando na praia, sem se movimentar, pode ser igual a de alguém que praticou 1h de exercício no inverno. Não à toa, o verão é a época do ano em que a hidratação é um tema sempre em evidência.

Porém, poucos sabem que nem toda bebida repõe o líquido perdido, e acabam levando à boca verdadeiros vilões, que muitas vezes exercem exatamente o papel inverso: o da desidratação. É o caso da cerveja, preferência de milhares de brasileiros que passam horas na praia sem ingerir uma gota de água sequer.

“Ir ao banheiro com maior freqüência e sofrer com a ressaca no dia seguinte são sinais claros de que as bebidas alcoólicas não hidratam. Quando sentimos sede já estamos com 2% do corpo desidratado. Imagine, então, a situação do nosso organismo quando acordamos com aquela ressaca?”, lembra Eliana Jimenez Martinez, nutricionista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Os refrigerantes também enganam, pois apesar de refrescantes, contém muito sódio - especialmente os light e diet – corantes e toxinas que o organismo terá trabalho para eliminar. Portanto, não desempenham papel de hidratação, apenas somam calorias. Além disso, não possuem nutrientes, minerais ou vitaminas. Segundo a nutricionista, eles apenas agradam ao paladar, portanto também podem – e devem – ser extinguidos dos cardápios.

“As bebidas isotônicas são recomendadas exclusivamente para atletas que praticam atividade física intensa. Em qualquer outra situação elas são um exagero e podem levar ao aumento do peso e até a uma sobrecarga renal”, diz a especialista, que completa alertando sobre os altos índices de sódio e sacarose também presentes nos isotônicos: “Eles estão proibidos aos hipertensos e diabéticos”.

Nesse caso, a dica é optar pela água de côco, chás e sucos naturais, mas sem esquecer que, independente disso, é necessário ingerir uma média de oito copos com água diariamente (para as crianças, cinco são suficientes), pois apenas ela é capaz de purificar o organismo e contribuir para o bom funcionamento dos rins.

SINTOMAS DA DESIDRATAÇÃO

– Sede;
– Dores musculares;
– Câimbras;
– Moleza;
– Transpiração;
– Dificuldade de raciocínio;
– Desmaio.

No quesito alimentação, uma ótima opção na praia é o milho verde, que não tem gordura, é de fácil digestão e, como carboidrato, fornece energia. Se escolher um espetinho, prefira o de carne branca, é mais leves e menos calóricos, já que as refeições pesadas acarretam moleza devido as alterações causadas pelo calor no fluxo sanguíneo.

Os lanches naturais também são bem-vindos, desde que não possuam maionese. Já os sorvetes devem ser do tipo picolé de frutas, tomando o lugar daqueles com leite e chocolate.

DESINTOXICAÇÃO DEPOIS DAS FESTAS

Natal e Ano Novo são datas em que a fartura das ceias é tradição na maior parte das famílias de todo o mundo. É, também, quando comidas de diferentes origens forram os pratos e o pecado capital mais notado é a gula. Para se livrar das toxinas absorvidas pelo organismo, a nutricionista dá algumas dicas para os primeiros dias após as festas:

– Beba muita água! Ela é principal responsável por eliminar os excessos de toxinas;

– Coma bastante fruta, especialmente as de maior poder de hidratação (melancia, mamão, melão, pêra, abacaxi, etc);

– Abuse das saladas, legumes;

– Evite os produtos industrializados e lactose, pois as ceias têm muito carboidrato e podem causar inflamação no tecido adiposo, inchaço e dificuldade na perda de peso.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas