Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

12/09/2008
Poluição e treinamento

Todos os dias, ao saímos nas ruas, percebemos o aumento da poluição. Algumas pessoas tentam manter a forma treinando ao ar livre, que nem sempre é o ideal.

A poluição do ar em São Paulo torna-se cada vez mais perceptível a todos, como exemplo boca seca, lábios rachados e alergias. O que poucos sabem, é que o efeito causado pode ser mais grave. Atualmente oito pessoas morrem por dia indiretamente por causa dos poluentes emitidos, de acordo com estudos do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP. Para aqueles que praticam esportes ao ar livre os gases geram baixa no rendimento bem como, risco à saúde.

Uma alternativa para quem quer fazer exercícios e não inspirar gases tóxicos é treinar dentro de academia, desde que ela tenha boas condições de ventilação. “Quanto mais longo for o treino na rua pior será a performance do atleta, já que com a baixa umidade e grande poluição a respiração é a mais prejudicada. Dentro da academia, há diversos benefícios como conforto, bebedouro, profissionais de educação física e ar-condicionado”, explica Armando Junior, professor da Triathon Academia.

Durante a atividade física, o pulmão é mais exigido do que quando se está parado. Com isso, ao inspirar, no mínimo o dobro de ar será inalado. Para quem treina na rua os poluentes entram em grande quantidade no corpo, o que gera problemas à saúde. “No período da manhã o índice de poluição é menor. Este seria o melhor horário para treinar. Apesar de não ser o ar ideal, é menos pior do que no horário de pico”, comenta Junior.


Veja mais sobre o assunto em nossa colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo e Dicas de Atividade Física com Prof. José Carlos Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas