Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

05/09/2008
Linhaça, sinônimo de proteção!

Surgida no Oriente, a linhaça já era sinônimo de proteção. Sendo colocada, na antiguidade, nas tumbas no Egito e nos amuletos confeccionados na Idade Média. O tempo passou e a medicina comprovou a eficácia desta semente do linho para proteger a saúde de quem a consome. De crianças a adultos, em cada fase da vida esse fino, ovalado e pontiagudo grão traz benefícios diferentes.

Por conter vitaminas (como B1, B2, C, E e Caroteno) e minerais (como ferro, zinco, magnésio, fósforo e cálcio) em sua composição, a linhaça nutre. Mas são os ácidos graxos (Ômega 3 e Ômega 6), carboidratos, gorduras e fibras que fazem dele um alimento funcional, capaz de ajudar o sistema imunológico e reduzir o envelhecimento celular. Com sabor que lembra castanha mas levemente amargo, é uma opção sem glúten para repor esses nutrientes.

Principalmente potássio (comparada a banana, ela tem sete vezes mais dessa vitamina, Ômega 3, a linhaça é o alimento mais rico neste ácido graxo, cerca de 57%, e responsável por prevenir melhor doenças cardiovasculares, atuar na formação da hemoglobina e evitar coágulos ao transformar as gorduras maléficas (HDL) nas “do bem” (LDL); e, soma-se a elas, a taglandina que regula a pressão sangüínea e facilita a absorção de cálcio. Além disso, os ômegas 3, 6 e 9 ajudam nas defesas do corpo, tanto que o tecido nervoso depende do ômega 6 para se formar. Portanto é uma boa pedida colocá-la na refeição, principalmente para quem é vegetariano ou não gosta de peixes. Mas sem exagero, a nutricionista Flávia Morais da rede Mundo Verde alerta: “Não é quanto mais linhaça consumir, melhor serão os resultados. A sugestão são 3 colheres de sobremesa ao dia.”

Afinal mesmo sendo valorizada, é possível perder os benefícios de duas formas: a primeira é que a casca dura dela impede que os nutrientes saiam (por isso a necessidade de quebrá-las) e a segunda é ter seus efeitos anulados, como explica a nutricionista Glaucia B. Padovan também do Mundo Verde: “A linhaça é rica em fibras e existe um limite de ingestão de fibras diário. Mais do que 30 gramas de fibras por dia pode prejudicar a absorção de outros nutrientes, principalmente os minerais e desregular o funcionamento do intestino.”

Pequenina, ela funde o que há de melhor na natureza, mas exige moderação nessas colheradas que podem estar cheia de linhaça marrom ou clara. As duas diferem muito pouco: a marrom tem casca mais resistente e se desenvolve em lugares quentes e úmidos, como o Brasil. Enquanto a dourada tem sabor mais suave, é típica de lugares frios, como o Canadá, e na maioria dos casos vem de plantações orgânicas, o que sugere menor contaminação por metais pesados. Quanto ao teor nutricional, há semelhança entre ambas; e o nível de antioxidantes também não sofre alteração significativa, conforme estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Porém sua oxidação é muito rápida quando rompida a casca da semente, tanto que é sugerido quebrá-los instantes antes do consumo. E para trazê-la a sua rotina alimentar, adicione os grãos ( sementes) em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, sopas. É possível também substituir o óleo ou gordura de uma receita por óleo de linhaça, com menos é possível aumentar a qualidade da sua alimentação, basta seguir o exemplo, se uma receita pedir 1 xícara (chá) de óleo, troque por 3 colheres (sopa) de semente de linhaça moída.

Feita para quem gosta de resultados. A linhaça é rica em fibras solúveis e insolúveis, por isso aumenta a flora intestinal e abaixa os níveis de glicose e de colesterol, sendo válida para quem quer diminuir com maior rapidez o peso corporal. E quem costuma praticar exercícios físicos, tem ela como aliada para estimular o metabolismo a agir mais rápido e recuperar a fadiga dos músculos.

Mas a linhaça ainda tem suas surpresas, a semente dela possui 27 componentes anticancerígenos. Em especial, ela possui a maior quantidade contida num vegetal de lignina, pseudo-hormônio semelhante ao estrógeno - este hormônio em excesso causa câncer. De grande importância, a Universidade de Toronto provou que esse fitoestrógeno impede que o câncer de mama se espalhe pelo corpo.

Além disso, outros estudos comprovaram que ela previne e reduz tumores de cólon e os relativos aos hormônios sexuais, como o de endométrio e próstata. Mas é preciso que uma nutricionista acompanhe a quantidade de linhaça neste tratamento. Para mulheres, ela funciona também como repositor hormonal natural, amenizando sintomas da menopausa, da TPM e da osteoporose.

E as vantagens não param, ao consumir o alimento ganha-se um tratamento completo de saúde, pois ele ainda alivia alergias, é efetiva para o Lúpus, rejuvenesce a pele; minimiza as condições inflamatórias, auxilia no combate a anemia e a acne; equilibra a produção hormonal, ameniza distúrbios causados pela TPM e menopausa; diminui risco de aterosclerose e auxilia no controle da diabete.

Serviços:
www.mundoverde.com.br
Alô nutricionista: 0800-222528 (funcionamento das 13 às 18 horas)

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas