Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

11/08/2008
O que colocar na lancheira das crianças?

Durante as férias as crianças acostumam a comer fora de hora. Difícil é reeducá-los a ter uma alimentação saudável agora que as aulas recomeçam. Para isso a Dra. Samantha Enande, nutróloga da Clínica Dra. Valéria Marcondes, dá dicas de como transformar o lanche escolar em algo gostoso, atraente e nutritivo para os pequenos.

“O mais recomendado é balancear a alimentação. Frutas e cereais são energéticos e ótimos para saúde”, explica Dra. Samantha. Os alimentos protéicos, que também têm vitaminas e sais minerais, são essenciais no dia-a-dia. Um bom exemplo que é fácil de levar na lancheira e que contém vitaminas e sais minerais é o queijinho pasteurizado.

Já os ricos em fibras são recomendados para ajudar no bom funcionamento do intestino. Os mais indicados são cereais ou o pão integral. Alimentos, como o bolo de cenoura, que contém betacaroteno são bons para os olhos e também para pele.

Frutas e água de coco são bem vindos, pois contém potássio, que beneficia o coração e a pressão sanguínea. Para contribuir com o bom funcionamento celular, o indicado são frutas e bolachas enriquecidas com vitaminas e que possuem ácido fólico.

A famosa vitamina C é fundamental para uma boa cicatrização e pode ser encontrada no caju e no mamão. “O ideal é comer um pouco de cada grupo alimentar”, explica Dra. Samantha. Para beber, o aconselhável é levar achocolatados ou sucos de frutas. Ambos têm valor nutritivo, bem diferente dos refrigerantes.


O que levar na lancheira do seu filho? Veja as dicas da Dra. Samantha:

Segunda-feira:

A conhecida rabanada. Passe 2 fatias de pão integral no ovo, no purê de bananas e na canela. Deixe absorver por 30 segundos. Frite com pouquinho de óleo de canola e polvilhe com sementes de linhaça ou açúcar de confeiteiro. Rico em energia e proteínas, pois leva ovo, o lanche tem fruta e ainda é muito saboroso. Para crianças que estão acima do peso o indicado é apenas 1 fatia do pão. Para beber, um bom suco natural de fruta!


Terça-feira:

Pedacinhos de maçã cortadinha. Para não escurecerem, passe no limão ou na laranja. Coloque bem arrumadinho em um saquinho. Uma fatia de pão integral com peito de peru e requeijão. Achocolatado é ótima fonte de vitamina.


Quarta-feira:

1 pedaço de bolo de abóbora ou de cenoura. Duas torradas com geléia e queijinho pasteurizado. Água-de-coco é uma ótima sugestão de bebida.


Quinta-feira:

Lanchinho no pão de beterraba com patê de atum e requeijão. Um iogurte com cereais. Como opção de fruta mamão é ideal. Algum suco de fruta ou água-de-coco para beber.


Sexta-feira:

As barrinhas de aveia são doces e crocantes. Não reclame antes de provar!!!

Faça com aveia, farinha, açúcar e canela. Leve achocolatado de bebida e alguma fruta.


Serviço:

Clínica Valéria Marcondes
Rua Almirante Pereira Guimarães, 192
Pacaembu
São Paulo/ SP
Fone: (11) 3672-5911

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas