Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

11/08/2008
Fatores que influenciam na fertilidade

Álcool, cigarro, estresse, sobrepeso e drogas: como o seu comportamento social pode afetar a sua fertilidade?

Preservar a fertilidade e a capacidade reprodutiva, esta máxima se aplica muito bem nos dias atuais. Porque por mais que o ser humano resista em compreender a influência do estilo de vida como determinante de sua saúde, as evidências científicas são cada vez mais contundentes em revelar que ser saudável ou doente é também uma questão de escolha pessoal e não apenas uma fatalidade. “Em relação à preservação da fertilidade e da capacidade reprodutiva, tabagismo, abuso de álcool e de drogas, aumento de peso, estresse e a prática de sexo sem preservativos influem na baixa de fertilidade, de homens e mulheres”, afirma o especialista em Reprodução Humana e Professor Doutor em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da USP, Joji Ueno, que também dirige a Clínica Gera.

Palestra 1: Você sabia que o seu comportamento social pode afetar a sua fertilidade?

Este é o tema da palestra que o médico proferirá na oitava edição do projeto Conversa de Casal, que mensalmente recebe interessados em discutir temas relacionados à reprodução humana, na Clínica Gera. Joji Ueno destaca que o tema é muito abrangente. Em relação aos fatores comportamentais que podem comprometer permanentemente a fertilidade, alguns requerem atenção especial como o tabagismo. “Hoje, 30% das mulheres e 35% dos homens em idade reprodutiva fumam, o que pode influenciar negativamente nas chances de sucesso de uma gravidez”, diz o especialista em Reprodução Humana.

A prática sexual sem o uso de preservativos também é apontada pelo médico como um dos fatores que podem levar à infertilidade, devido às doenças sexualmente transmissíveis. “Outro comportamento muito habitual é o uso abusivo de álcool e drogas, que afetam diretamente o funcionamento dos gametas masculinos e femininos”, alerta Joji Ueno. Alguns medicamentos usados no tratamento de gastrites, úlceras, hipertensão arterial e infecções urinárias também podem causar danos à saúde reprodutiva. “O uso de anabolizantes também prejudica seriamente o funcionamento dos testículos, resultando em uma produção de espermatozóides com baixa capacidade de fecundação”, avisa o médico.

“A obesidade e o sobrepeso também contribuem para uma baixa na taxa de fertilidade, pois provocam alterações e distúrbios nos processos de ovulação e uma diminuição do número de espermatozóides”, explica o médico. Dietas e a prática de exercícios sem a orientação apropriada também são causa da redução da produção de espermatozóides e podem causar a ausência de ovulação na mulher.

O estresse é outro fator relevante quando o tema é a fertilidade dos casais. “Nas mulheres, o estresse bloqueia a comunicação hormonal e interfere no processo de ovulação. Nos homens, o estresse causa problemas de impotência, dificuldades de ejaculação e alterações na qualidade dos espermatozóides”, explica o Professor Doutor em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da USP, Joji Ueno.

Palestra 2: Os múltiplos aspectos emocionais envolvidos na infertilidade

Este é o tema da segunda palestra que será proferida pela psicóloga da Clínica Gera, Luciana Leis, especializada no atendimento a casais que enfrentam problemas de fertilidade. Segundo a especialista, “dificilmente os casais quando se unem imaginam que possam ter dificuldades para gerar uma criança. Porém, um diagnóstico de infertilidade pode vir a abalar profundamente o lado emocional dos casais, levantando uma série de questionamentos para tentar compreender o porquê eles não podem ter filhos ‘como os outros’ ”, defende a psicóloga.

A cumplicidade, o companheirismo e a afetividade entre o casal durante o tratamento de fertilidade, dividindo angústias, medos e dúvidas pode ser um diferencial positivo nesse processo. “Costumo brincar com os casais que atendo, dizendo de ‘neném a gente só faz junto’. No processo de reprodução assistida isto não é diferente. É preciso esclarecer as pessoas que estão fazendo tratamentos de reprodução assistida que o filho pode ser constituído fora do ato sexual, mas sempre dentro de um laço afetivo entre seus pais”, afirma Luciana Leis.


Para participar das palestras GRATUITAS, 30/08/08

É só se inscrever por telefone (11) 3266 7974 ou por e-mail: atendimento@clinicagera.com.br. O evento é gratuito. É necessário doar um pacote de fraldas descartáveis.

Confira o horário e o endereço:
Horário: entre 10:00 e 12:00
Data: 30 de agosto, sábado
Local: Clínica GERA
Rua Peixoto de Gomide, 515 - Conjuntos 11 e 12

São Paulo-SP

Mais informações:
Homepage:www.clinicagera.com.br
Blog: http://conversadecasal.zip.net.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas