Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

11/08/2008
A vez da laranja

A vez da laranja, descasque essa idéia

Originada da China, e bastante consumida atualmente no mundo, a laranja tem mais a oferecer do que vitamina C que ajuda no sistema imunológico e na respiração celular,estimula as glândulas supra-renais e auxilia na formação de colágeno, responsável pelo crescimento e recuperação de células do tecido do organismo, gengivas, vasos sangüíneos, ossos e dentes.

Quem diria que esse fruto híbrido (surgido na antiguidade pela mistura do pomelo e da tangerina) gerasse tantos benefícios? Recentemente pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde, em Maryland nos Estados Unidos, constataram que altas doses de vitamina C reduziram o crescimento de tumores cancerígenos. Além disso, essa fruta cítrica não é só fonte de vitamina, ela possui substâncias antioxidantes que protegem contra doenças crônico-degenerativas e combatem a formação de radicais livres, e também fibras que ajudam a controlar o colesterol e a eliminar peso, como comenta o cirurgião plástico Anderson Bertolini “Evidências clínicas e alguns estudos demonstram que determinados tipos de laranja podem acelerar o metabolismo, promovendo assim um maior gasto de calorias”.

Nos anos 90, os professores Miguel A. Araes e Felix G. Reyes, ambos da Unicamp, comprovaram que as fibras da polpa da laranja ajudam no sistema digestivo e no controle do colesterol, pois não são quebradas ao atravessar o trato intestinal e acabam por limpar o intestino.

Diferente dos cereais, que apenas previnem doenças como a constipação intestinal e o câncer de intestino grosso ao agilizar o processo digestivo, a laranja também possui fibras solúveis (pectina), responsáveis por metabolizar os carboidratos, equilibrar a flora intestinal e favorecer a fixação de cálcio no organismo.

Além disso, a pectina é também um regulador da absorção intestinal, pois ao chegar lá, forma um gel que infla com água acarretando a sensação de saciedade e no qual é retido o excesso de açúcares e gorduras que são eliminados diretamente do organismo sem passar pela corrente sanguínea, por isso reduzem os níveis de colesterol, prevenindo o câncer no intestino e sendo recomendada na dieta de diabéticos.

Com tantas qualidades, Miguel explica que a ingestão da laranja é um hábito saudável, porém seria necessária uma grande quantidade da fruta para alcançar o efeito da polpa seca. Ainda raros no mercado, existem apenas opções importadas, como o produto coreano Divine Shen Equilibrium nº1, suplemento alimentar feito com fibras de laranjas. Uma opção salutar para quem não quer ingerir compostos químicos. A nutricionista Fernanda Gianecchini da clínica de estética Onodera tem constatado a procura “Muitas mulheres hoje buscam alternativas extraídas da natureza para auxiliar nos tratamentos, como emagrecimento. Fibras de laranja, por exemplo, são aliadas para equilibrar a dieta porque podem auxiliar no funcionamento do intestino”.

Mas apenas consumir as fibras da laranja não basta. Miguel conclui que é extremamente importante adotar hábitos alimentares saudáveis como, por exemplo, introduzir na dieta habitual alimentos ricos em vitaminas como frutas, verduras, legumes e cereais. Então, que tal acrescentar a laranja na sua dieta?


Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas