Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

04/08/2008
Meu colesterol está alto e agora?

Alimentação adequada e acupuntura são aliadas no controle dos níveis de colesterol no sangue

Poucos brasileiros têm o hábito de fazer exames de colesterol. Segundo dado da Sociedade Brasileira de Cardiologia mais de metade da população nunca fez a medição. Entre aqueles que fizeram, entretanto, muitos tiveram a má notícia: o colesterol precisa ser controlado!

A principal atenção deve ser dada à alimentação, pois os hábitos alimentares ruins são os principais responsáveis pelo excesso do LDL (conhecido como colesterol ruim) no sangue. “O colesterol está presente apenas em alimentos de origem animal como carnes, ovos, leite e derivados, por isso, é fundamental cuidar com o consumo constante e excessivo desses alimentos”, observa Juliana Garcia, nutricionista da Clínica Contato.

Além da redução de alimentos de origem animal, o paciente com colesterol alto precisa adicionar na sua dieta uma combinação adequada de frutas, vegetais, cereais integrais e oleaginosas. “Muitas vezes, a pessoa precisa de um acompanhamento profissional para ajudá-la a modificar hábitos alimentares que vêm desde a infância”, comenta a nutricionista.

Nesse novo estilo de vida que precisa ser adotado, a acupuntura pode ser uma grande aliada, pois promove o equilíbrio do sistema endócrino e melhora a circulação sangüínea. “Com a estimulação periférica, a técnica ajuda o organismo a eliminar o colesterol ruim e a produzir o colesterol bom. O próprio corpo, quando estimulado, promove o equilíbrio das substâncias”, explica o Carlos Augusto Torro, acupunturista do Grupo CBES.


Os pacientes que já tomam remédios para tratamento de problemas com colesterol não têm contra-indicação para o uso da acupuntura, muito pelo contrário. “A técnica ajuda na absorção de diversas substâncias, inclusive de medicamentos, potencializando os seus efeitos”, explica o acupunturista.


Para os que têm medo de agulha, uma boa notícia: a acupuntura é apenas um dos ramos da medicina tradicional chinesa. A fitoterapia, a auriculoterapia, tui-ná, eletroacupuntura e outras técnicas também apresentam benefícios semelhantes e não envolvem as picadas.

Cuidado na infância

As crianças também podem ter níveis de colesterol alterados, principalmente, devido à alimentação rica em gordura e açúcares e pobre em legumes, frutas e verduras. “O que agrava o problema é que elas acabam se tornando sedentárias e o organismo de uma criança que não pratica exercícios tende a reduzir a produção do HDL e aumentar o LDL”, salienta Juliana. Uma criança com esse perfil é uma grande candidata a apresentar problemas cardíacos futuramente.


Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas