Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

07/06/0008
O frio pode agredir os olhos

O maior desafio da saúde pública é prevenir doenças que afastam a população das atividades diárias. Estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que as doenças das vias respiratórias – gripe, resfriado, rinite, sinusite, bronquite e asma – chegam a triplicar no inverno.

De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz
O tratamento da conjuntivite viral é feito com compressas geladas, lubrificação intensa e colírios antiinflamatórios que aliviam os sintomas, mas só devem ser usados sob prescrição e acompanhamento médico. O especialista também recomenda uso de óculos escuros que além de melhorar o conforto evitam a proliferação de vírus pela exposição à radiação ultravioleta. Um erro comum cometido por muitas pessoas, afirma, é usar água boricada que aumenta a irritação e pode causar alergia. Como toda doença viral, ressalta, a conjuntivite tem seus sintomas controlados pelos medicamentos, mas o vírus pode criar resistência mesmo sob medicação. Por isso, há casos em que se formam membranas na conjuntiva que exigem tratamento com corticóide e até aplicação de laser para remover opacidades que reduzem a acuidade visual.


DOENÇAS RESPIRATÓRIAS PREDISPÕEM À ALERGIA OCULAR

No Brasil 20% da população tem algum tipo de alergia, sendo que as de maior incidência são a asma e rinite alérgica de acordo com o ISSAC (Estudo Multicêntrico Internacional de Asma e Alergias na Infância). Desses, 6 em cada 10 apresentam alergia nos olhos. Queiroz Neto afirma que os sintomas são: coceira, ardência, olhos vermelhos, lacrimejamento, sensibilidade à luz, leve inchaço da pálpebra e diminuição da acuidade visual. Embora não seja uma doença grave é recorrente e pode levar ao ceratocone, principal causa do transplante de córnea. Isso porque, o hábito de coçar os olhos afina a parte central da córnea que toma a forma de um cone e leva à visão desfocada para perto e longe. A recomendação é evitar coçar os olhos, ambientes fechados, poeira, contato com animais e plantas.

As principais dicas do médico para reforçar a imunidade no inverno são:

Tomar vacina anualmente para gripe no outono.
Lavar as mãos com freqüência.
Praticar exercícios moderados e constantes.
Evitar exercícios muito intensos que reduzem a resistência e engordam.
Não permanecer muito tempo sem se alimentar
Beber bastante líquido.
Evitar aglomerações em locais mal ventilados.
Dormir regularmente.


Veja mais sobre em nossa coluna de Oftalmo e Saúde com Dr. Jonathan Lake





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas