Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

09/06/2008
Soja: uma questão de estilo de vida

Ultimamente, muito se tem falado sobre a soja na prevenção das doenças do coração. Ela é fonte natural única de isoflavonas, que têm propriedades antioxidantes, entre outros benefícios para as veias e o coração. Além das isoflavonas, a proteína da soja, quando substitui as carnes, também pode reduzir o risco das doenças cardiovasculares em mais de 20%. Isso pode ocorrer através de uma combinação de mecanismos como: redução do colesterol total e da LDL (mau colesterol), aumento da HDL (bom colesterol), entre outros.


É reconhecido que a ingestão de 25 gramas de proteína de soja por dia, juntamente com outros cuidados alimentares e de estilo de vida, pode produzir esse efeito preventivo. Para conseguir ter um resultado positivo, é necessário incluir preparações ou produtos de soja em todas as refeições do dia.

Além de isoflavonas e proteína, a soja possui boa quantidade de fibras, que também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Outro efeito benéfico é que a soja, possivelmente, pode reduzir a hipertensão arterial.


Para alcançar a quantidade recomendada, a soja pode ser introduzida de várias maneiras na alimentação. Pode ser: em grão, carne de soja, proteína de soja em pó, farinha de soja, leite de soja, tofu (semelhante ao queijo comum), grão torrado (como aperitivo) e a manteiga de soja. O leite de soja pode substituir o leite comum, tanto puro quanto em preparações. O tofu pode ser incluído em muitas receitas, como macarrão oriental, saladas em outros pratos. Com a carne de soja podem ser preparados almôndegas, bolinhos, hambúrgueres e picadinho com hortaliças.


É importante, porém, verificar o conteúdo de gordura ao selecionar um produto de soja. Para fazer o efeito desejado, o produto deve ser rico em proteína, mas pobre em gordura.


É importante considerar que a soja pode não ser hábito alimentar para muitas pessoas. Para aqueles que ainda não estão acostumados, vale a pena iniciar o uso dela lentamente, introduzindo-a na dieta alimentar algumas vezes por semana e aumentando a freqüência gradativamente. Além das lojas de produtos naturais, cada vez mais os supermercados estão oferecendo opções de novos e inovadores produtos elaborados com soja. Enfim, pela saúde de seu coração, vale a pena explorar mais as prateleiras quando você for às compras!


Por Cristina Martins é nutricionista, mestre em Nutrição Clínica e doutora em Ciências Médicas. Ela é especialista em Nutrição Enteral, diretora da NUTRO Soluções Nutritivas e fundadora do Instituto Cristina Martins de Educação em Saúde.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas