19/05/2008
Alga pode ajudar a combater hipertensão

Estudo americano revela que a alga chlorella pode ajudar na prevenção e no combate à hipertensão

Um estudo realizado pelo Professor Randall Merchant e pela pesquisadora Cynthia A. André, do Virginia Commonwealth University´s Medical College, nos Estados Unidos, revelou que o uso da alga de água doce Chlorella em portadores de hipertensão arterial pode reduzir a pressão sangüínea e normalizar os níveis de gordura no organismo, além de proporcionar melhora na qualidade de vida. Foram avaliados 24 indivíduos de ambos os sexos, com idade a partir dos 21 anos, com hipertensão leve a moderada. Todos tiveram de descontinuar o uso da medicação dada especificamente para a doença, incluindo diuréticos. Mas alguns remédios, como a aspirina usada para prevenir o infarto do miocárdio, por exemplo, foram permitidos.

Antes e depois do início do estudo, os participantes foram submetidos a um rigoroso exame físico. Foram feitos também exames laboratoriais (sorologia, perfil lipídico, hemograma e análise de urina) na triagem, no início e no final da avaliação. Os participantes receberam suplementação alimentar diária com 10 g de Chlorella em tabletes e 100 ml de extrato da alga. Durante um mês, ingeriram apenas placebo; após esse período, começaram efetivamente o tratamento.

Os pesquisadores notaram que, após um mês sem medicação e placebo e após dois meses de dieta com Chlorella, 38% dos indivíduos mostraram melhora na pressão diastólica, 29% mostraram a pressão estável e só um terço deles mostrou piora na hipertensão. Isso mostra que, para dois terços das pessoas estudadas, a suplementação diária com a Chlorella melhorou o quadro da hipertensão ou manteve a doença sob controle. Os exames físicos, como eletrocardiograma, análise de urina e sorologia, não mostraram grandes alterações. Já o colesterol – tanto de alta quanto de baixa intensidade – foi decrescendo durante a realização do estudo. Outra reação observada pelos pesquisadores foi uma melhora no comportamento dos participantes, que demonstraram uma redução nos sintomas de ansiedade e depressão e aumento do bem-estar durante a investigação.



O que é Chlorella?

É uma alga microscópica que contém aproximadamente 60% de proteínas, 18 aminoácidos (incluindo todos os essenciais) e mais de 20 tipos de vitaminas e minerais, com destaque para o Beta Caroteno (Vitamina A). É, também, maior fonte de clorofila do planeta, o que a torna um poderoso antioxidante natural. Seu consumo é aprovado pelas rigorosas normas do FDA (Food & Drug Administration - EUA) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Há mais de quarenta anos a alga vem sendo alvo de pesquisas em todo o mundo, e seus efeitos sobre outras doenças, como fibromialgia, síndrome metabólica, osteoartrite, anemia e colite ulcerativa já foram comprovados cientificamente.

Onde encontrar?

No Brasil, a Chlorella é comercializada pela multinacional japonesa Sun Chlorella, que atua no mercado há mais de quarenta anos. É vendida de duas formas: em tabletes de 3 g e também em líquido, em uma garrafa de 1 litro. Para os tabletes, a ingestão recomendada é de 15 por dia. Já para o líquido, a indicação é de 30 ml (equivalente a meio copo dosador por dia). A Sun Chlorella pode ser adquirida pelo site www.sunchlorella.com.br ou pelo telefone 0800-702-5201.





Mais Matérias

Veja mais


Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/1/e4/df/sentirbem1/public_html/includes/lista_artigos.inc.php on line 27


Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas