Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

13/03/2006
Correndo em boa companhia

Nada melhor do que fazer algum esporte acompanhado, não é mesmo? Pois é, até correr deixou de ser um esporte solitário. Cada vez mais as pessoas estão procurando formas de tornar a corrida uma atividade mais atrativa e social, formando os chamados GRUPOS DE CORRIDA. Claro que tudo com muita orientação e preparo.

Um exemplo disto são as empresas especializadas neste tipo de trabalho. Ricardo Arap, o fundador de uma delas, é um profissional que evoluiu de treinos à beira da piscina e alunos de personais, para uma grande estrutura, que hoje está a dez anos no mercado. Dentro de cada um desses grupos ainda surgem grupos menores formados a partir do condicionamento físico e/ou objetivos de cada um. A grande maioria das empresas realiza um trabalho em parques específicos para cada modalidade, atendendo desde iniciantes até profissionais. Já Diego Lopes, de uma concorrente, diz que acredita “na necessidade das pessoas de conhecer gente nova num ambiente social e saudável. Afinal, nada mais prazeroso do que ter uma ou mais companhias para suar a camisa, certo?

Segundo outro especialista da área, Marcos Paulo Reis, a busca pelos treinos de corrida tem aumentado porque “a mídia eletrônica e impressa tem batido muito na tecla de qualidade de vida, com isto as pessoas estão buscando contato com a natureza e atividades ao ar livre”. As academias e suas aulas dentro de ambientes muitas vezes barulhentos e fechados, já estão de olho neste “filão” do mercado, criando aulas ao ar livre como o treinamento de exército (simula treinamento praticado por cadetes do exército como escalar muros, atravessar obstáculos, subir em cordas entre outras atividades) e outras formas de movimento, como a ginástica natural. Mario Sergio, outro fera na arte da corrida, completa que a procura aumentou “pelo fato de pessoas formadoras de opinião praticarem a corrida aliado à realização de provas e eventos esportivos bem organizados, que são fatores que incrementaram o número de corredores nos últimos tempos”. Ricardo Arap já vai mais além e afirma que “a corrida é uma válvula de escape e acaba contagiando e deixando os praticantes viciados em corrida”.

Bom, começamos a entender porque então cada vez mais adeptos estão correndo por aí, literalmente. Mas o que será que a corrida pode fazer por você?


POR QUE A CORRIDA FAZ BEM?



Emagrece e deixa você mais definido (menos gordura)Condiciona o físico, aumentando o fôlegoAumenta a auto-estimaReduz sintomas de stresse
Melhora a qualidade do sono Melhora o humorAumenta a disposição Aumenta a sociabilização


Como participar

Mesmo com todos estes benefícios, os experts no assunto recomendam alguns exames e cuidados básicos para serem “admitidos” em seus grupos e para treinarem com segurança e saúde. A liberação médica é unanimidade, mas cada um tem suas particularidades. Algumas solicitam levar um teste ergoespirométrico (aquele que medirá os seus limites de treinamento aeróbico e anaeróbico), em outras faz-se uma entrevista com uma anamnese (levantamento clínico e físico) e, em seguida, a partir dessa conversa, pede-se um eletrocardiograma de esforço (teste ergométrico), exames de sangue e urina. Às vezes pode-se complementar com um ecocardiograma, e um teste prático. Como você pode ver, é tudo muito profissional e cuidadoso, não basta colocar um tênis, um shorts, vestir uma camiseta e se aventurar por aí, os cuidados são indispensáveis, não se arrisque.

O que mais atrai

Você até pode optar em correr apenas para fazer uma atividade e não visar competições nem eventos, mas não é o que a maioria escolhe. Os praticantes buscam motivação em provas e eventos esportivos e superação de limites individuais em meias maratonas e maratonas completas.

As mais procuradas são provas de 6 Km até Maratonas 42,2 Km. Mario Sergio, cita aqui no Brasil, as maratonas de Porto Alegre e de São Paulo como sendo as mais procuradas. No exterior, as de Nova York, Chicago e Paris.

Já as meias maratonas mais almejadas no Brasil são as de São Paulo (da Corpore) e a do Rio de Janeiro. No exterior, a meia de Buenos Aires – que acontece em setembro - já é um sucesso no calendário das corridas.

Mario Sergio finaliza dizendo que “as corridas mais motivantes são as provas de revezamento. A Maratona Pão de Açúcar de Revezamento é a campeã.

Tratamento de rei e rainha

Todas as assessorias têm um aparato e tanto para você correr e ser bem sucedido. Veja só: fornecem colchonetes para alongamento antes e depois dos treinos, água, suco de frutas, isotônicos, inscrições em provas no Brasil e no exterior; uniformes e, o mais importante, um grupo de profissionais para atendê-los e sanar possíveis dúvidas.



Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo em nosso módulo de Corrida com Prof. Emerson Vilela





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas