Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

12/05/2008
Pilates ajuda diminuir dores e tensões

Pilates ajuda a diminuir dores e tensões

Ao descobrirem que estão grávidas, as mulheres tendem a mudar seus hábitos e passam a ter diversos cuidados e preocupações com a saúde. A professora de Pilates, Maria Lúcia Santos, desenvolve um trabalho especial para gestantes. Segundo a professora, “melhora da postura, exercícios para a respiração, relaxamento, e fortalecimento dos músculos em geral, principalmente das regiões pélvica e abdominal, são alguns dos benefícios trazidos à gestantes pela prática do Pilates”.

Os benefícios da atividade começam pelo trabalho respiratório muito importante para a gestante, pois diminui o nível de estresse, melhora a circulação sanguínea e também beneficia o bebê com a melhora da oxigenação no organismo da futura mamãe. Há também uma melhora significativa na postura. “Isso é muito importante para a mulher durante este período, porque, com o aumento da barriga e dos seios, algumas dores podem aparecer e ela precisa fortalecer todo o corpo para que essas mudanças não se transformem em dores insuportáveis”, afirma a professora Lúcia.

Além disso, o Pilates aumenta ainda a resistência física, mental, flexibilidade, tônus e força muscular, alivia tensões, estresse e dores crônicas, alonga e melhora a coordenação motora, melhora a mobilidade das articulações, estimula o sistema circulatório e a oxigenação do sangue, fortalece os órgãos internos e aumenta a concentração. E os benefícios vão até o parto e sua recuperação, principalmente se for um parto normal, pelo fato de ter um trabalho intenso de fortalecimento do assoalho pélvico e músculos abdominais, importantes para a hora do parto, ao mostrar a ela que tipo de força deve fazer e o momento em que deve relaxar.

Para o bebê os benefícios também são grandes e positivos, pois ao praticar o Pilates, a gestante leva mais oxigênio para ele. “Através da respiração ela relaxa mais, e isto é ótimo para o bebê. A prática da atividade física faz toda a diferença para a gestante, pois a disposição dela também melhora muito”, afirma Maria Lúcia.

Ainda de acordo com a professora, “se a mulher já praticava a atividade antes de engravidar, pode continuar, se não praticava, é indicada uma consulta médica para ter segurança e saber quando iniciar os exercícios. Se não houver nenhum desconforto ou dores, ela poderá praticar o Pilates até o final da gestação”. Apenas em casos de gestação de risco, hipertensão e diabetes a atividade não seria indicada. Mas isso também é muito relativo, por isso, a mulher deve sempre ter um acompanhamento médico.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas