Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

05/05/2008
Evite tonturas ao correr

O objetivo primário da ingestão de bebidas durante o exercício prolongado é fornecer água para evitar os efeitos deletérios da desidratação e, ao mesmo tempo, fornecer substrato (carboidratos) para o trabalho muscular. O suprimento de eletrólitos para repor as perdas pelo suor não é, num primeiro momento a prioridade durante esse tipo de esforço, no entanto, apesar da ingestão de água ser considerada efetiva durante os esforços de endurance, além da adição de carboidratos, os eletrólitos podem trazer benefícios adicionais para o atleta.

Um estudo realizado nos anos 90, utilizando diferentes tipos e concentrações de carboidratos (6% de maltodextrina; 6%, 8%, e 10% de mistura contendo glicose e frutose), demonstrou que bebidas contendo concentrações iguais ou menores do que 10% desses açúcares, têm uma taxa de esvaziamento gástrico e absorção similares. De acordo com esses achados, outros pesquisadores não encontraram diferenças na taxa de esvaziamento gástrico, quando compararam soluções contendo diferentes concentrações (entre 5 e 7,5%) e tipos de carboidratos (glicose, frutose, sacarose e maltodextrina), com a ingestão de água, durante o exercício.

Quando a concentração de glicogênio muscular ou de glicose sangüínea diminuem, a intensidade do esforço obrigatoriamente tem que ser reduzida ou o exercício tem que ser interrompido. Quem nunca sentiu tontura, perda da coordenação, visão turva ou fraqueza geral durante uma corrida longa e intensa, principalmente em dias quentes. Isso provavelmente se deve a diminuição da glicemia (glicose no sangue) e do glicogênio muscular.

O nosso organismo é tão sábio que, quando se ingere um açúcar comum ou mesmo glicose, ocorre um rápido aumento de glicemia no sangue e, com isso, provoca um aumento da secreção de insulina pelo pâncreas. Essa insulina faz baixar rapidamente a taxa de glicemia, provocando uma hipoglicemia, ocasionando as tonturas.


Se durante a corrida sentir sinais de tontura, ânsia de vomito e fraqueza generalizada, é sinal que se desidratou e/ou está com a taxa de açúcar muito baixa: hipoglicemia. Neste caso, bebidas com alta concentração de açúcar como os refrigerantes, ou outras, poderão corrigir este mal estar elevando o açúcar no sangue , ajudando-o a continuar a prova. Preste atenção na perda de sódio pela sua roupa. Se estiver muito esbranquiçada ingira sal. Numa situação de sede extrema prefira a água depois outro tipo de bebidas com alguma mistura.

Muitas pessoas já tiveram a sensação de tontura que, às vezes, pode levar até a um desmaio, principalmente após a ingestão de açúcar, ocasionando, nesse caso, uma hipoglicemia — falta de açúcar no sangue. Então, vocês perguntarão: como alguém pode sofrer uma crise de hipoglicemia após a ingestão de açúcar? Não deveria ser exatamente o contrário?

Essas tonturas ou mal-estar é momentâneo, vindo a desaparecer rapidamente durante a corrida, até equilibrar as taxas de glicemia no sangue e hidratar-se.

A saída para essa situação incômoda seria a ingestão de frutose ou maltodextrina, que são açúcares que entram lentamente na corrente sangüínea e fazem com que a glicemia não ultrapasse 30% — o que não é suficiente para aumentar a secreção de insulina e, com isso, não provocará as tonturas.



Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com
Profa. Priscilla de Arruda
e Dicas de Atividade Física com
Prof. José Carlos Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas