Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

05/05/2008
Como comer sem engordar no tempo mais frio?

No outono-inverno , quando o tempo começa a esfriar, devemos nos preparar para, ao final dessas estações, não tomarmos grandes sustos com os ponteiros da balança, ou com os zíperes e botões de nossas roupas, que não fecham .

"Com o frio, nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo . Desde os primórdios da raça humana , há um mecanismo que nos faz comer mais no inverno para produzir mais calorias, pois o frio acelera a queima de gordura para produzir calor . Inventamos casas , roupas , aquecedores, não sentimos frio, mas continuamos os mesmos biologicamente ; portanto, ainda que mais aquecidos e não gastando mais calorias, o frio, mesmo assim, nos faz querer comer mais. É comum, também, nessa época, deixarmos de lado as saladas e comidas light, tão saudáveis, e preferirmos os alimentos mais calóricos, como queijos e pães gordurosos, chocolates, e até mesmo bebidas alcoólicas. O resultado não pode ser outro: em pouco tempo, nos damos conta de que estamos acima do peso ", afirma o médico endocrinologista Wilmar Jorge Accursio.

Como emagrecer depois pode ser difícil, o segredo é cuidar-se desde agora. Tomando alguns pequenos cuidados, è possível manter a forma e a saúde o ano todo. Basta usar o bom senso e a moderação.



É possível comer bem no inverno, sem engordar?


Em primeiro lugar, não importa a estação do ano: existem algumas regras básicas de qualquer programa de saúde e reeducação alimentar, que precisam ser mantidas como ingerir muito líquido , praticar uma atividade física regularmente, não pular refeições, evitar gorduras trans, comer de tudo um pouco.

O médico endocrinologista Wilmar Jorge Accursio, adverte: "É comum às pessoas reduzirem o consumo de sucos e líquidos no inverno , o que não é recomendável. Deve-se manter a hidratação do corpo também nesse período do ano, consumindo , no mínimo, 1,5 litros de água ao dia. Como há maior necessidade de produção de calor, o corpo necessita também de água" .

Quando a temperatura diminui e o frio não está para brincadeiras, o corpo pede ajuda. Para manter sua própria temperatura, o organismo precisa de mais calorias e, por isso, a fome aumenta.O problema é que, em geral, as pessoas acabam abusando da quantidade dos alimentos e, além de comer mais, escolhem de preferência comidas mais gordurosas. A explicação para isso é simples: todos alimentos gordurosos são mais gostosos, mais palatáveis e a gordura é o macronutriente que menos sacia (proteínas são as que mais saciam).

Resistir aos pratos típicos do inverno, não é tarefa das mais fáceis. O acompanhamento de um profissional pode ajudar a montar uma dieta equilibrada e dar dicas preciosas, como por exemplo, sempre que possível, substituir os queijos amarelos pelos brancos, que são menos calóricos. O chocolate quente, tão apreciado nesta época do ano, pode ser substituído por um chá com adoçante, que esquenta o organismo da mesma forma. Para os que não abrem mão do chocolate quente, prepará-lo com leite desnatado e achocolatado diet, e procurar ingerí-lo moderadamente.

Segundo o endocrinologista Wilmar Accursio , para quem não quer engordar e precisa controlar a balança, " é aconselhável conhecer os valores calóricos dos pratos desde a hora que escolher o cardápio. Mas só isso não basta: é fundamental , também, consumir os alimentos na quantidade certa".

Outra dica do Dr. Wilmar, para entrar no clima e curtir as delícias do inverno, mas diminuindo a quantidade de calorias ingeridas, é que se pode comer um delicioso fondue de queijo, desde que preparado com leite desnatado e queijo magro e optando por utilizar no lugar de pão, vegetais como cenoura, pepino, couve-flor, brócolis, chuchu.

Para o médico, algumas comidas típicas do inverno não são uma tragédia nas dietas. As sopas, por exemplo, podem ser uma boa pedida, desde que pouco calóricas, frisa o dr. Accursio. " Como nesta época, as pessoas costumam evitar as saladas, por serem frias, acabam deixando de ingerir verduras e legumes. As sopas de legumes não costumam ter muitas calorias e também são de suma importância em nossa alimentação, porque fornecem alguns tipos de vitaminas e fibras. Devemos utilizá-las refogadas ou junto a outras preparações.

Mas atenção: assim como as sopas podem - e devem - fazer parte do cardápio, nossas escolhas devem recair sobre as mais nutritivas e menos calóricas, como as de legumes. - Já as sopas cremosas, como as de queijo, ervilha, devem ser evitadas. Isso porque entre os ingredientes utilizados estão o bacon, queijos amarelos ou cremosos, creme de leite, o que as tornam calóricas devido às quantidades de gorduras", acrescenta o médico.

Quanto às bebidas alcoólicas e doces, só existe um jeito: moderação e bom senso. Comer e beber de tudo um pouquinho e depois praticar algum exercício físico pára gastar o que se ingeriu. No inverno as pessoas tendem a aumentar o consumo de bebidas alcoólicas, o que pode representar um consumo exagerado de calorias e, como conseqüência, aumento de peso. Por isso , lembre-se que cada grama de álcool fornece 7 calorias ao nosso organismo. Quando desejar consumir doces, opte por frutas da estação, barrinha de cereais e gelatina diet.

Não se deve pular refeições, ou ficar longos períodos sem se alimentar , para evitar, assim, comer em demasia na próxima refeição. Fracione as suas refeições, estabelecendo horários e seguindo-os ! Para aprender a distinguir e a sentir quando estiver satisfeito, é importante comer devagar, mastigando bem os alimentos, em ambientes tranqüilos , de preferência sentado. Assim, saberá parar no momento certo e aprenderá a se controlar.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas