Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

06/03/2006
Triathlon: esporte completo?

Ser um triatleta não é tarefa das mais fáceis. É preciso empenho, dedicação, seriedade e um físico privilegiado, pois o esforço é muito intenso. “Ele deve ter um bom desenvolvimento em pelo menos uma das três modalidades. É importante iniciar com duathlon ou biathlon, e depois partir para o triathlon propriamente”, explica o professor de Educação Física e técnico de triathlon Rodrigo Contó.

“Uma das partes fundamentais na iniciação é agendar o dia-a-dia, a fim de cumprir a rotina de treinamento, sobrando tempo para o trabalho, a família, a vida social e o descanso”, completa.

De um esporte para outro

A maioria dos triatletas amadores, ou seja, que não vivem do triathlon e são profissionais de outras áreas, começaram a se dedicar a pelo menos um dos esportes, como é o caso do publicitário Marcelo Apovian, 31 anos. “Fui esquiador de neve profissional por 13 anos, participei de duas Olimpíadas de Inverno e quatro mundiais. Para me preparar fisicamente corria de 6 a 12 km, cinco vezes por semana. Em 99 sofri um grave acidente e tive múltiplas fraturas na perna esquerda. Fui obrigado a abandonar o esqui. Como já corria, foi um ‘pulo’ para o triathlon. Comecei a nadar, e dois meses depois a pedalar. Em menos de seis meses fiz minha primeira competição. No mesmo ano fiz o Meio Ironman”.

O gerente de marketing Pedro Lupo, de 37 anos, também mudou de esporte. Era jogador de vôlei de alto nível, mas acabou migrando para o triathlon. “Pratico o triathlon desde os meus 23 anos. Queria fazer uma atividade completa e que não fosse maçante. Além disso, o triathlon ainda tinha aquela aura romântica do Ironman, em que atletas se desafiavam, e também a si mesmos, por um ideal. Passei a freqüentar uma academia em que várias pessoas disputavam essas provas e aí, ficou fácil. Mas fui muito cauteloso, porque tinha consciência que precisava recuperar a condição física dos tempos de atleta de voleibol. Fiz uma boa base para poder, então, treinar especificamente”.

Rotina desgastante

O treino diário é puxado. Intercalam-se os treinos de musculação, corrida, bicicleta e natação. A dedicação é de, no mínimo, duas horas por dia, ou, muitas vezes, duas vezes por dia. Para isso, é preciso ter boas noites de sono e uma alimentação balanceada. As orientações de um nutricionista são imprescindíveis.

Acima de tudo, são importantes o bom senso e o equilíbrio: não ultrapassar os limites do corpo. Pedro Lupo diz que seu lema é “escutar o corpo” e respeitá-lo”.

Os treinos devem ser individuais. Elaborados e acompanhados por um técnico especialista em triatlhon, para melhores resultados e segurança. As variações de intensidade devem ser ajustadas de acordo com a condição física do aluno e seus objetivos. Existem várias formas para elaboração de um treinamento. O professor Rodrigo nos dá um exemplo de uma rotina semanal:



2ª feira3ª feira4ªfeira5ª feira6ª feiraSábadoDomingo
ManhãNataçãoMusculaçãoNataçãoMusculaçãoNataçãoBike e corridaDescanso
NoiteBicicletaCorridaBicicletaCorrida



As lesões são inevitáveis quando se fala em trabalhar o corpo no limite, buscar resultados, abaixar os tempos. Porém, são muito prejudiciais quando obrigam o atleta a parar por um tempo longo e precioso. Lupo é um privilegiado por nunca ter tido lesões. Mas, em geral, dá pra notar que, para os atletas, o desafio e o prazer da prática são mais estimulantes do que os contratempos.


PROVAS PROFISSIONAIS1500m de natação; 40 km de ciclismo; 10 km de corrida.
PROVAS AMADORAS750m de natação; 20 km de ciclismo; 5 km de corrida.


Para quem quer começar:

1. planejamento adequado da periodização e manutenção da performance individual no nível desejado;
2. hidratação durante os treinos;
3. definir previamente número de competições;
4. fortalecimento neuro-muscular.

Todos nós temos iguais condições de nos tornarmos um triatleta. Basta determinar os objetivos, ajustar os horários, e seguir as orientações de um profissional da área, tentando aproveitar o máximo dos treinamentos e melhorar o desempenho.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo, na coluna de José Carlos Altieri com Dicas de Atividade Física e na coluna de Corrida com Prof. Emerson Vilela





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas