Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

22/04/2008
Futuras e novas mamães também podem malhar!

Os exercícios físicos devem ser aliados do bem-estar da futura mamãe. Luciana Correia de Carvalho, educadora física da Triathon Academia, explica que os principais exercícios que fazem bem à saúde das gestantes são “a musculação, desde que ela já praticava antes da gravidez e volte a fazer moderadamente, caminhada, hidroginástica e alongamento”.
“A prática de atividade física aplicada de maneira saudável com orientação adequada a necessidade individual deveria ser um hábito pré e pós parto”, revela Patrícia Castellar Pirozzi, diretora executiva da Triathon Academia. A mulher que pratica atividade física ajuda o bebe no seu desenvolvimento. Ao praticar atividade física a mulher libera endorfina, conhecida mundialmente como um hormônio antiestresse e que alivia as dores naturalmente.
Mas é importante que a gestante converse com seu obstetra e obtenha aprovação antes de procurar a academia. Após a avaliação dele e do cardiologista o professor precisará de mais informações da gestante como a condição física, composição corporal, alterações posturais, hábitos de saúde, nutricional e atlético. Após este bate-papo ele montará um programa de exercícios adequado e compatível.
Além do alívio de sintomas como estresse, irritabilidade e sono inadequado, os exercícios durante a gravidez promovem melhorias na tonificação muscular e na postura, agindo diretamente sobre as habituais dores musculares e articulares.
O controle médico obstétrico e nutricional deverá ser permanente. Para as gestantes com boa saúde, os exercícios aeróbios bem orientados não causam nenhum prejuízo para a criança e nem para a mãe. Mas eles só devem ser realizados depois do resultado do teste ergométrico, realizado pelo cardiologista. Para as grávidas que aumentaram significativamente o seu peso corporal, recomenda-se o trabalho aeróbio em bicicleta ergométrica e exercícios localizados para correção postural.
Recomenda-se um trabalho de adaptação com exercícios localizados, visando resistência muscular (abdômen, períneo, peitoral, dorsais, adutores e abdutores da coxa, tríceps sural e exercícios respiratórios e de relaxamento), associado a um treinamento cardiovascular aeróbio sem impacto e exercícios de alongamento.
A atividade física para a gestante, desde que adequadamente orientada, trará benefícios estéticos e de saúde para ela e o seu bebê, e pode ser incorporada para uma melhor qualidade de vida. Pesquisas mostram inúmeros benefícios aos recém-nascidos de mães ativas durante a gravidez em relação às sedentárias: melhor condição do recém-nascido por ocasião do parto; recém-nascido de melhor faixa de peso corporal; diferenças estruturais favoráveis tanto no músculo esquelético quanto no coração.
Mas e depois que o bebê chegou ao mundo? Como recuperar o excesso de peso ou voltar ao corpo que tinha antes da gravidez? Luciana Correia de Carvalho conta que “as novas mamães podem praticar todos os tipos de exercícios físicos. Mas sempre lembrando que ela já deveria praticar exercícios antes. Se a pessoa era sedentária, terá que começar de maneira mais leve. A musculação tem que ser dirigida, e com aprovação do médico. O que não pode acontecer, é o abuso de exercício para voltar a ter o corpo de antes.”
Simone Marques, também professora revela que “os exercícios físicos pós-parto, melhoram muito as condições musculares da mulher, corrigindo a flacidez do abdômen e o contorno do corpo. Após uma cesárea o recomendado é retomar à atividade física no mínimo 40 dias ou de 6 a 8 semanas, dependendo da indicação do médico. Já no parto normal a mamãe está liberada após 2 semanas.”
“Os exercícios recomendados depois da gravidez são principalmente os que trabalham a musculatura abdominal, para facilitar que os órgãos voltem a posição normal; a musculatura das pernas e exercícios gerais para membros superiores”, comenta Simone Marques.
Não há como ter uma previsão em quanto tempo o corpo da mãe voltará ao normal, pois depende da genética, de quanto aumentou seu peso na gravidez, se era sedentária ou já praticava alguma atividade física, se tem uma alimentação equilibrada, entre outros fatores... “Se o parto foi normal, com certeza a volta será mais rápida, mas já na cesárea demora um pouco mais. De qualquer forma não podemos esquecer que a gestação dura 9 meses, ou melhor 40 semanas, só ganhando peso. Com certeza a volta ao corpo ideal é um ano após o nascimento do bebê, mas muitas mulheres acabam até ficando com um corpo melhor do que antes de engravidar” explica Simone Marques.

Serviço
Triathon Academia
Unidade Pinheiros

Rua Nazaré Paulista, 297
Tels. 3871-1601 / 3871-9697

Triathon Academia
Unidade Itaim

Rua Lopes Neto, 163
Tels. 3078-2694 / 3078-4174

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda e Dicas de Atividade Física com Prof. José Carlos Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas