Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

22/04/2008
Nutrientes para uma vida saudável!

A importância da nutrição para uma vida saudável
Nutrição significa a ingestão de nutrientes! Nutrientes tem funções específicas no organismo e estão contidas no alimento. Esta é a diferença entre alimentar-se e nutrir, pois determinados alimentos não contêm simplesmente nutrientes e calorias.
A nutricionista Amanda Regina, do Instituto Brasileiro de Naturologia explica que, “Os alimentos são classificados “alimentos fonte” quando possuem uma maior quantidade de um nutriente específico, e são divididos da seguinte maneira: alimentos construtores, energéticos e reguladores. E os nutrientes são: carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água.”
Principais alimentos ricos nos diversos nutrientes

Nutrientes Alimentos
Proteínas Leite e derivados, carnes em geral, ovo
Carboidratos Açúcar, mel, pães, bolachas, massas, cereais (arroz, milho, trigo, aveia, cevada e centeio), batata, mandioca, farinhas e cereais matinais.
Gorduras Óleos, azeite, manteiga e margarina, creme de leite, nozes, castanhas e amendoim, coco, azeitona e abacate.
Fibras Fruta com casca, verduras, legumes e farelo de aveia e de trigo.
Vit. A Vegetais de cor amarela (mamão, manga, abóbora e cenoura), gema de ovo, vegetais verdes escuros e óleos.
Vit. D Leite, peixes e fígado.
Vit. C Frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi, morango, caju e acerola)
Cálcio Leite e derivados
Ferro Carnes, vegetais verdes escuros, feijão, lentilha e grão de bico.

Fontes de Alimentos, Nutrientes e Funções:
Alimentos Energéticos: Fornecem energia para as atividades e poupam as proteínas para que essas exerçam a sua função. São os carboidratos e as gorduras.
Carboidratos: Fornecimento de glicose e poupador de proteínas. Têm 4 cal/g de alimento. Fontes: Açúcar, mel, pães, bolachas, massas, cereais (arroz, milho, trigo, aveia, cevada e centeio), batata, mandioca, farinhas e cereais matinais. Dê preferência aos alimentos integrais.
Gorduras: Fonte de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), precursor de hormônios e lubrificante do intestino. Têm 9 cal/g de alimento, sendo a maior fonte calórica. Fontes: Óleos, azeite, manteiga e margarina, creme de leite, nozes, castanhas e amendoim, maionese, coco, azeitona e abacate.
Alimentos Construtores: Promovem crescimento e manutenção dos músculos e ossos e compõem anticorpos e hormônios. São as proteínas.
Proteínas: Fornecem 4 cal/g de alimento. Em excesso prejudicam os rins e em falta causam flacidez muscular. Podem ser do tipo animal ou vegetal. Fontes: Leite e derivados, carnes em geral, ovo e leguminosas (feijão, lentilha, soja e grão de bico)
Alimentos Reguladores: Alimentos ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água. Fundamentais para um bom funcionamento do organismo. Vitaminas e sais minerais não contêm calorias, mas estão contidos em alimentos de baixas calorias. São as verduras, frutas e legumes.
Proporção dos Nutrientes:
-10% a 15% de proteínas
-25% a 30% de gorduras
-50% a 60% de carboidratos


Serviço:

O que é Naturologia?

É uma Ciência que abrange técnicas milenares e contemporâneas somadas a conceitos científicos com o propósito de melhorar a qualidade de vida através da melhoria da qualidade de saúde das pessoas.

O que é o Naturológo?
É o profissional com graduação em Naturologia capaz de aplicar, de forma segura, os recursos e terapias naturais na manutenção e restabelecimento da saúde.

Instituto Brasileiro de Naturologia
É uma entidade voltada para a implantação e divulgação das ações do naturólogo e tem como missão: “Ser um centro de referência na promoção e manutenção de saúde e bem-estar da comunidade, atuando com excelência de qualidade em programas educacionais, clínicos e institucionais através das terapias naturais e complementares”.


Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente







Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas