Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

11/02/2008
O auxílio da gelatina

O uso da gelatina como ingrediente ou sobremesa fortalece unhas, cabelos e hidrata a pele; previne osteoporose, artrite e é altamente benéfica no tratamento de dores e inflamações. A descoberta é do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas - Unicamp-SP -.

Ainda segundo a pesquisa, todos os benefícios se justificam porque a gelatina contém 85% de proteína (85%)- principalmente o colágeno que é responsável pela elasticidade e jovialidade da pele - 12% de água, 2% de sais minerais e 1% de hidrato de carbono.

O consumo diário de gelatina garante a integridade estrutural das células e ajuda a reduzir o acúmulo de líquido das mesmas, o que ajuda na redução de celulite por. A gelatina também é um alimento livre de carboidratos, gorduras e colesterol, conforme a pesquisa.

Incluir a gelatina na alimentação diária é garantir a produção de colágeno, cuja produção natural começa a diminuir após os 20 anos de idade e praticamente desaparece a partir dos 45. A gelatina é uma sobremesa leve e ideal para quem adota uma alimentação de baixas calorias e pode ser consumida até mesmo por diabéticos. A gelatina é ideal também para o preparo de doces, iogurtes, mousses, queijos cremosos e outras receitas.

Ela também substitui ingredientes mais calóricos e é bastante indicada por ser um alimento que, depois de preparado, agrega grande quantidade de água e ajuda a proporcionar uma sensação de saciedade após uma refeição. Pode ser utilizada em inúmeras receitas saborosas de baixas calorias, muitas vezes, substituindo o lanche da tarde.

A utilização da gelatina em programas de redução de peso, substituindo ingredientes mais calóricos, é bastante indicada por ser um alimento que depois de preparado agrega grande quantidade de água e ajuda a dar sensação de saciedade. Além disso, é recomendável justamente porque fornece aminoácidos importantes para manter a pele elástica no processo de emagrecimento.

Utilizada principalmente para sobremesas, a gelatina comprada em supermercados pode ser em pó com sabor ou sem sabor, em folhas incolores ou coloridas. Quando utilizada como alimento, é recomendado o consumo diário de 2 porções de 125ml cada.

Gelatina e colágeno são a mesma substância?

A gelatina é uma proteína hidrolisada, uma forma de colágeno natural, que uma vez dentro do organismo, consiste no principal elemento do tecido conjuntivo do corpo humano; proporcionando sustentação e elasticidade à pele.

O Colágeno emagrece?

Não, o colágeno (gelatina) não possui a propriedade de promover o emagrecimento; porém, poderá estar auxiliando no processo, pois sua composição protéica (aminoácidos), possibilitará a manutenção do tecido conjuntivo de forma elástica e sustentável, evitando a flacidez.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas