Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

29/12/2007
Sol e cirurgia plástica

Os cuidados com o Sol, no pós operatório são os mesmos em todas as estações do ano, por isso vale a pena aproveitar as férias para fazer aquela cirurgia tão desejada, sem atrapalhar as atividades do dia- a- dia.

Uma das primeiras preocupações dos pacientes, ao se submeterem a uma cirurgia plástica, é a exposição solar. É importante salientar que os procedimentos cirúrgicos podem ser realizados em qualquer estação do ano, e muitas vezes o período de férias é o melhor para poder se recuperar em casa, com tranqüilidade e voltar com tudo em cima para as atividades do dia - a - dia.

Não importa a estação do ano em que a cirurgia é realizada, o importante são os cuidados preventivos. Se o paciente for submetido à cirurgia no inverno e tomar sol direto no pós-operatório, à conseqüência será pior do que ser operado no verão com a devida proteção.

O Sol é uma preocupação para os pacientes, devido ao inchaço e pigmentação da pele, que a exposição, sem os devidos cuidados, pode causar. Após uma cirurgia plástica, de uma maneira geral, recomenda-se uma proteção solar rigorosa no primeiro mês, amenizando-se a partir do segundo mês, porém convém evitar a exposição solar direta durante seis meses, principalmente se for submetido a um peeling.

Em casos em que o paciente é submetido ao peeling químico, dermobrasão cirúrgica ou resurfacing a laser ablativo, deverá permanecer em ambiente rigorosamente protegido dos raios solares durante 1 mês. Após este período os cuidados podem amenizar-se um pouco. No entanto, convém evitar a exposição solar durante seis meses.

Recomenda-se que o fator de proteção solar para os recém-operados, seja acima de 30 FPS, em geral 45 FPS. Caso não seguir as recomendações, há o risco de manchar a pele. Isto decorre de um aumento da produção de melanina, em número, tamanho e atividade dos melanócitos. A capacidade de adquirir a pigmentação é maior na pele escura e parda.

A pigmentação depende, principalmente, dos raios UVB (Ultravioleta B), mas há participação do UVA (Ultravioleta A). As Manchas podem desaparecer em meses ou anos, conforme características individuais. Há tratamentos para acelerar o desaparecimento das manchas, sendo considerados eficazes, na utilização de formulas clareadoras, peelings, laser e luz intensa pulsada .

“Caso o paciente faça a cirurgia no verão, os cuidados são os mesmos das outras estações, ou seja, usar protetor solar e evitar sair de casa das 9:00 às 15:00 horas. O protetor deve ser usado por todos independente da cirurgia, a partir de seis meses de idade até o final da vida”, explica a Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica.

Não podemos deixar de alertar, que o cigarro é um fator de risco para a recuperação da cirurgia. Existem comprovações cientifica que a nicotina prejudica todo o processo de cicatrização por alterar a micro circulação dos tecidos, dificultando a cicatrização e favorecendo complicações como a necrose da pele.

Há outros estudos científicos que mostram que a pele dos fumantes apresenta aumento das rugas, ficando com aspecto acinzentado e macilento, devido ao aumento nas alterações da fibra elástica da pele. A recomendação, é que o paciente fumante deixe o cigarro entre dez a trinta dias antes da cirurgia e outro tanto após a mesma.

A associação de cigarro e sol inadequado pode ser prejudicial no processo de recuperação do paciente no pós – operatório, pois adiciona o malefício de um ao outro. Além disso, a exposição ao calor inadequada, da mesma forma que a nicotina, destrói as fibras de colágeno e elastina, apressando o processo de envelhecimento.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas