Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

01/10/2007
COM O VERÃO AS ATIVIDADES FÍSICAS AUMENTAM E PODEM GERAR PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS

Especialista alerta que a respiração incorreta durante a execução de exercícios é a principal vilã para a circulação sangüínea

Muito se fala sobre a relação entre atividade física e o aparecimento de problemas circulatórios, especificamente o desenvolvimento de varizes. Contudo, o angiologista orienta que a prática incorreta de exercícios é a verdadeira causa do aparecimento dessa doença.

"Varizes são veias que se tornam doentes e, por isso, ficam tortuosas, alongadas e dilatadas", explica o especialista em angiologia Dr. José João Lopes. "Elas se desempenham de forma alterada, dificultando a circulação do sangue e é considerada uma doença multi fatorial, ou seja, existem vários fatores que contribuem para o aparecimento. Os principais são a hereditariedade, gravidez, obesidade, cigarro, alterações hormonais (principalmente o uso de anticoncepcionais e a reposição hormonal) e vida sedentária".

A prática correta de atividades físicas auxilia a circulação, já que os maiores troncos venosos estão localizados juntos aos grupamentos musculares. Ao se contrair, o músculo também contrai as veias subjacentes que, por sua vez, têm válvulas que permitem apenas que o fluxo sangüíneo suba.

Para que o fluxo venoso vença a força da gravidade e prossiga em sua trajetória normal, é necessária a contração muscular, além de uma respiração correta, que consiste na pressão abdominal negativa, isto é, uma expiração total. Assim sendo, músculos enrijecidos são fatores determinantes no funcionamento do sistema circulatório.

"Exercícios físicos mais intensos, como a musculação, geram varizes apenas quando praticamos incorretamente e isso inclui também a respiração", orienta Dr. José João. "Uma respiração abdominal correta consiste numa expiração total sempre que haja contração do abdome. O que mais notamos é que as pessoas não 'soltam' o ar durante a contração abdominal. Deste modo, o ar reprimido aumenta a pressão intra-abdominal, dificultando o retorno venoso. Isso, somado a uma hereditariedade, por exemplo, gera como principal conseqüência as varizes", conclui o especialista.

O pé também é um fator preponderante na circulação. "Na planta do pé há um tecido semelhante a uma esponja, que é comprimido ao caminharmos. Neste processo acontece um movimento de flexão e extensão que auxilia a volta do sangue ao coração", esclarece Dr. Lopes. Durante as atividades físicas o correto é sempre utilizar tênis anatômicos e leves.

Quanto a utilização de pesos nas práticas físicas, o especialista indica novamente que apenas o uso incorreto acarreta malefícios. Segundo Dr. José João se o peso dificultar ou impossibilitar a respiração adequada durante o exercício, existe uma maior possibilidade de desenvolver problemas circulatórios, portanto qualquer prática de atividade física beneficia a circulação dos membros inferiores, desde que tenha a orientação de um profissional e que a respiração seja executada corretamente.

O especialista dá dicas para quem pratica atividades físicas:

- Use roupas leves e que não apertem a cintura;
- Sempre utilize tênis leves e anatômicos, nunca use com saltos;
- Lembre-se que a respiração durante o exercício é muito importante. Ao fazer pressão intra-abdominal, expire. Esta prática facilita o retorno venoso;
- O peso não é fator prejudicial, desde que um profissional capacitado indique o peso adequado para cada tipo de exercício. Deste modo, não há interferências na respiração e conseqüentemente não prejudica o fluxo sanguíneo;
- É muito importante que pessoas com problemas circulatórios procurem um angiologista antes de adotar uma rotina de atividades físicas.

Por Dr. José João Lopes

CRM: 35130

www.josejoaolopes.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Fisioterapia e Musculação com Prof. Amauri Altieri e Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas