Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

10/09/2007
Como manter uma coluna saudável?

Vários são os motivos que levam uma pessoa a ter problemas com a coluna: má postura, muito tempo sentado ou em pé, dormir de mau jeito, exercícios feitos de forma incorreta, entre outros fatores que desencadeiam estas mudanças.

Dor na região lombar das costas é um dos piores problemas de saúde da nossa sociedade. Mais de 80% das pessoas vão ter um episódio de dor lombar pelo menos uma vez na vida. E este quadro pode variar de uma dor intensa e de longa duração até uma dor leve e de rápida resolução. Por isso deve-se estar atento mesmo para dores leves na região lombar das costas.

Os médicos tem muitas idéias sobre o que causa a dor lombar, mas nenhuma delas se aplica a todos os pacientes. Pode estar relacionada a dano ou envelhecimento dos discos, contraturas musculares, artrite da coluna, problemas com tendões e ligamentos.

Na grande maioria das vezes não ocorre nenhum trauma ou esforço que tenha desencadeado a dor, e sim um mau uso geral da coluna, como má postura, excesso de peso corpóreo, vida sedentária, trabalhos que exigem longos períodos sentado entre outros.

A nossa coluna, que não foi “projetada” para andarmos em pé, sofre muito com todas estas agressões que podem culminar com fortes dores lombares e até mesmo dor ciática irradiando para os membros inferiores, podendo em casos graves diminuir a força dos músculos das pernas e exigir até correção cirúrgica.

Nesta eventualidade toda atividade física deve ser interrompida e iniciado tratamento adequado visando o rápido retorno ao esporte.

Os exercícios são divididos em musculação; aplicados para fortalecer e enrijecer os músculos, o que diminui e evita o risco de lesões; alongamento, o que proporciona melhor flexibilidade dos movimentos e reeducação postural.

Veja aqui as dicas do Prof. e Fisioterapeuta Amauri Altieri, também Diretor do Sentir Bem:

Alongue-se pelo menos uma vez por dia. Procure um lugar tranqüilo em casa ou no escritório. Esqueça os problemas e concentre-se no seu corpo.

Sente-se corretamente. Utilize os ossos dos ísquios (saliência óssea embaixo do bumbum), deixe os pés no chão e, se possível, encoste as costas no apoio da cadeira.

Cuidado com os exercícios mal feitos. O excesso de carga, o posicionamento incorreto e a má orientação profissional pode trazer graves problemas.

Tente nunca se esquecer que você tem um corpo para cuidar. É sempre importante tratá-lo bem em qualquer ocasião, seja sentado, deitado, carregando um objeto, ou mesmo, na hora de escovar os dentes. O sucesso de uma boa postura está na conscientização.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda e na coluna de Musculação e Fisioterapia com Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas