Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

28/08/2007
Esporte ajuda portadores de limitações

Esporte contribui para corrigir limitações impostas por “superproteção” a deficientes

Falta de informação e excesso de cuidados faz pessoas “atrofiarem” desenvolvimento motor de portador de necessidades especiais. Parapan e Mundial dos Cegos são eventos que auxiliam com exemplos de superação.

A realização de eventos esportivos de grande porte com atletas deficientes no Brasil – como os Jogos Parapan-americanos Rio 2007, que aconteceram até o último domingo, 19, e os III Jogos Mundiais da ISBA (International Blind Sports Association), o Mundial dos Cegos, realizado neste mês em São Caetano do Sul (SP) – contribuem para alertar pais e educadores sobre um problema que pode comprometer o desenvolvimento da criança deficiente. Devido à falta de informação e pela preocupação natural em evitar acidentes – como quedas e colisão com objetos – muitos adultos “cercam” a criança deficiente de cuidados que, se feitos em excesso, comprometem o desenvolvimento de sua coordenação motora ao longo dos anos. “A criança com deficiência de qualquer natureza deve brincar, correr e praticar atividade física; assim como acontece com as demais crianças”, lembra o médico ortopedista Ari Zekcer, cirurgião de joelho e especialista em medicina desportiva pela Unifesp. “Só assim ela vai ampliar a noção espacial e adquirir independência”.

A atividade física regular traz uma série de benefícios aos portadores de necessidades especiais. Pesquisas indicam que a adesão a práticas esportivas propicia melhora da locomoção, equilíbrio, noção espacial, conscientização corporal, agilidade e amplitude dos movimentos em geral, entre outros. “Há casos de deficientes visuais, por exemplo, que afirmam adquirir mais capacidade para completar atividades da vida diária sem ajuda”, afirma Dr. Zekcer.

O esportista também tem um ganho substancial de força e resistência muscular. Isso ajuda sobremaneira às pessoas com condições crônicas incapacitantes. Outro detalhe é que há uma diminuição do índice de perda de densidade óssea, redução de sintomas de depressão ou ansiedade, aumento da auto-estima, da confiança e da sensação de bem-estar, bem como da percepção de melhor aceitação por parte de indivíduos não-deficientes. “A divulgação na mídia de casos de superação como os vistos no Parapan e nos Jogos Mundiais dos Cegos são relevantes para que as pessoas saibam o quanto o esporte colabora para que essas pessoas possam enfrentar as dificuldades diárias, ser inseridas na sociedade e conquistar qualidade de vida”, conclui.

O Parapan

Os Jogos Parapan-americanos Rio 2007 aconteceram de 12 a 19 de agosto e reúne cerca de 1,3 mil atletas de 25 países. Foram disputadas dez modalidades: Atletismo, Basquetebol em Cadeira de Rodas, Futebol de 5, Futebol de 7, Halterofilismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Tênis em Cadeira de Rodas e Voleibol Sentado. A delegação brasileira contou com 248 atletas e ficou em primeiro lugar no quadro geral, com 83 medalhas de ouro, 68 de prata e 77 de bronze. No total, as 228 medalhas conquistadas pelos atletas brasileiros somam mais do dobro das 112 obtidas pela delegação canadense, que obteve segundo lugar no ranking geral.

Mundial dos Cegos

O III Jogos Mundiais da ISBA (International Blind Sports Association), o Mundial dos Cegos aconteceu em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, de 28 de julho a 8 de agosto. As disputas reuniram mais de 1,6 mil atletas de 63 países, divididos em sete modalidades esportivas. O Brasil subiu ao pódio 58 vezes e ficou com o terceiro lugar no quadro geral de medalhas, conquistando 17 ouros, 22 pratas e 19 bronzes, sendo superado somente por Rússia e Belarus (antiga Bielorússia).

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Ortopedia e Saúde com Dr.Roberto Ranzini e Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas