Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

25/06/2007
Afinal, você sabe a diferença entre diet e light?

A obesidade no Brasil já se tornou mais grave que a fome, segundo pesquisa recente divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar de a beleza estética ser perseguida por maioria dos brasileiros - homens e mulheres - a preocupação com a saúde é a responsável pelo crescimento no consumo de alimentos menos calóricos.

Uma pesquisa realizada no final do ano passado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos (Abiad) mostra que a procura por alimentos diet e light cresceu 870% nos últimos 10 anos. Pelo menos 180 produtos são lançados, por ano, na indústria. Contudo, a pesquisa revelou dados preocupantes quanto à compreensão das versões diet e light disponíveis nas gôndolas de supermercados, farmácias e lojas especializadas. A grande maioria dos 700 entrevistados em todo Brasil não definir qual diferença entre um e outro.

As definições divulgadas, normalmente, são bastante técnicas, o que dificulta a compreensão do público leigo. Para tentar desfazer a confusão, e até mesmo por uma questão de segurança alimentar, o Ministério da Saúde já anunciou, ano passado, que este ano deverá ir ao ar uma campanha de esclarecimento sobre diet-light. As indústrias já foram avisadas que terão de utilizar rótulos mais claros, explícitos e diretos, para auxiliar o consumidor na hora da compra.

Afinal, qual é a diferença entre diet e light?

Diet é todo produto que não contém açúcar ou gordura, proteína ou outro nutriente em sua fórmula. O diabético só pode consumir os produtos que trazem no rótulo o aviso ‘sem açúcar’. O fato de não ter açúcar não significa que não tenha calorias, por isso é aconselhável que ele não abuse à mesa.

Light – Para que um produto seja light é preciso que haja pelo menos 25% de redução de um nutriente calórico como carboidrato, gordura ou proteína. Os lights são ideais para quem quer controlar o peso e manter a saúde, porque são menos calóricos. Quando o assunto é alimento diet e light,, as pesquisas evoluíram mais na redução de açúcar dos produtos.

Hoje, é possível elaborar praticamente 90% das receitas tradicionais em versão diet utilizando adoçante culinária, doce de leite, leite condensando, achocolatado e até mesmo a calda (frutose), entre outros ingredientes, todos sem açúcar. Essa variedade permite a realização de uma festa de aniversário com delícias delícias diet e ainda com menos calorias já que muitos produtos além de se preocupar com a isenção de açúcar também reduzem seus índices de gordura, de carboidratos e de outros nutrientes. A idéia é manter o sabor gostoso do açúcar e deixar a receita o menos calórica possível.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna Por Dentro do Alimento com a Nutricionista Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas