Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

21/05/2007
A maionese tem salvação!

MAIONESE REALÇA O SABOR DOS ALIMENTOS E PODE FAZER PARTE DE UMA DIETA EQUILIBRADA

Parte da população desconhece o papel que a maionese pode ter na alimentação e na nutrição de adultos e crianças, porque este alimento sempre foi associado a uma dieta rica em gorduras e calorias. Feita de ingredientes facilmente encontrados em casa é composta por óleos vegetais (soja, canola ou girassol), ovos, suco de limão ou vinagre e água.

A boa notícia é obtida ao observar a composição deste produto e entender como a maionese pode contribuir com a absorção de importantes nutrientes. Uma vez que proporciona maior saciedade, pesquisas demonstram que iniciar uma refeição com salada temperada com maionese, molhos ou óleos vegetais resulta em uma menor ingestão calórica. Segundo Rosana Perin, nutricionista do Hospital do Coração, o consumo de maionese pode fazer parte de uma dieta equilibrada, já que as gorduras desempenham papel importante no transporte e na absorção de algumas vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo.

As gorduras insaturadas, também presentes na maionese, são boas para o organismo, pois contêm as gorduras essenciais ômegas 3 e 6, indispensáveis na alimentação, e que nosso corpo não produz. A maionese possui pequenas quantidades de gordura saturada e é livre de trans, a qual é prejudicial ao nosso corpo, pois eleva os níveis do colesterol ruim (LDL) e diminui os níveis de colesterol bom (HDL).

Ao contrário do que muitos pensam, a maionese industrializada é a melhor opção de consumo se comparada com a caseira, pois tem menos da metade das calorias, é composta por menor quantidade de óleos, que resulta em baixos teores de gordura. Como tem pouco ovo, contém pouco colesterol. O aumento do colesterol ruim (LDL) se deve principalmente a uma dieta com alto teor de gordura saturada, e não ao consumo de colesterol dos alimentos.

Outra vantagem é o rigoroso controle de fabricação e segurança da qualidade de seus ingredientes e maior durabilidade do produto. Este benefício pode ser visto no prazo de validade: a maionese industrializada, após aberta e mantida sob refrigeração, pode ser consumida em até 30 dias; enquanto que a maionese caseira tem poucos dias de vida útil.

Conhecer melhor as fontes dos alimentos e os benefícios que cada um oferece pode trazer hábitos alimentares mais saudáveis e adequados. Aprender a alimentar-se na quantidade certa e com qualidade é fundamental para boa saúde.






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas