Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

14/05/2007
Agulhas contra a pressão alta

Acupuntura é uma das soluções contra a doença
que mais atinge os idosos no Brasil


A hipertensão arterial é a doença mais comum entre a terceira idade, segundo pesquisa divulgada neste mês pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Sesc. A pressão alta atinge 43% dos idosos no Brasil, número quase duas vezes maior do que as vítimas de problemas de vista ou de coluna. Para vencer esse problema tão comum uma das opções é a acupuntura, técnica oriental conhecida pela aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. “Na terceira idade, a acupuntura pode ser uma grande aliada da saúde e da qualidade de vida, pois ativa o funcionamento dos órgãos, de acordo com o biorritmo de cada indivíduo”, explica a fisioterapeuta acupunturista Magali Sefrian, diretora de Ensino do Grupo CBES – Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos.

A acupuntura é eficiente no combate da pressão alta, pois melhora o metabolismo e estimula a corrente sangüínea, aumentando o fluxo e a absorção do oxigênio e de outras substâncias ao organismo. Além de resolver os principais sintomas associados à hipertensão, a técnica equilibra a pressão arterial e previne outros distúrbios. “O tratamento ainda melhora a absorção de possíveis remédios que o paciente esteja tomando, potencializando a sua ação”, observa a acupunturista.

Essa melhora no sistema circulatório beneficia todo o organismo diminuindo também outras doenças relacionadas como problemas cardíacos, colesterol alto, varizes e dormência nos membros, que também foram citadas na pesquisa entre as principais queixas de saúde dos idosos, atingindo, no total, 34% dos entrevistados.

Outro problema comum na terceira idade são os de cunho emocional, entre eles a ansiedade e a depressão que, também, podem ser minimizados com a prática da acupuntura. Os resultados da pesquisa revelam que a maioria da população jovem e adulta acredita que há mais coisas ruins do que boas em chegar à terceira idade, inclusive 35% dos idosos entrevistados. O sentimento de exclusão, o preconceito, a debilidade física, a dependência de outras pessoas foram algumas das situações citadas. “Isso tudo acarreta um quadro intenso de estresse e ansiedade, debilitando ainda mais seu organismo já enfraquecido. A acupuntura vem beneficiar a diminuição desse estresse, melhorando o metabolismo e aumentando a sensação de bem-estar”, salienta a acupunturista.

Serviço

O Grupo CBES – Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos – mantém o Ambulatório Solidário de Acupuntura, no qual os pacientes são atendidos em troca de 2 quilos de alimento por sessão.

Sede CBES Porto Alegre
Rua Baronesa do Gravataí, 700 – Cidade Baixa
Quarta-feira e quinta-feira, das 8h00 às 17h00
Para marcar avaliação: (51) 3224-1599

Sede CBES Curitiba
Alameda Dr. Muricy, 380 – Centro
Terça-feira e quinta-feira, das 8h00 às 17h00
Para marcar avaliação: (41) 3544-6670

Sede CBES São Paulo
Rua Guaraú, 54 – Metrô Praça da Árvore
Terça-feira e sexta-feira, das 8h00 às 17h00
Para marcar avaliação: (11) 5585-0060

Sede CBES Belém
Avenida Conselheiro Furtado, 2391 sl 1607
Primeira terça-feira do mês, das 8h00 às 18h00
Para marcar avaliação: (91) 3249-4884





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas