Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

30/04/2007
Gorduras Trans

As gorduras trans e seus efeitos nocivos à saúde têm sido alvo de estudos recentes, assim como da ação de regulamentação de rótulos pela FDA. Conheça aqui um pouco mais sobre essa nova vilã da dieta.

Durante muitos anos, a gordura saturada foi considerada a grande vilã das doenças cardiovasculares. Agora, o olhar vigilante dos profissionais da saúde e da Anvisa volta-se contra uma “prima dela”, cujos efeitos podem ser ainda piores: a gordura trans. É bem provável que você nunca tenha ouvido falar dela, mas você conhece a Gordura Trans?

O que são?
As gorduras trans são um tipo específico de gordura saturada formada por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial. Estão presentes principalmente nos alimentos industrializados. Os alimentos de origem animal como a carne e o leite possuem pequenas quantidades dessas gorduras.

Para que servem?
As gorduras trans formadas durante o processo de hidrogenação industrial que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente são utilizadas para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar a vida de prateleira de alguns produtos.

Fazem mal para a saúde?
Sim, o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans pode causar:
• Aumento do colesterol total e do colesterol ruim: LDL-colesterol
• Redução dos níveis de colesterol bom: HDL-colesterol É importante ressaltar que não há evidência disponível que mostre benefícios à saúde a partir do consumo de gorduras trans.

Quais são os alimentos ricos em gordura trans?
Os alimentos industrializados como – sorvetes, batata frita, salgadinhos de pacote, pastelarias, bolos, biscoitos, frituras, fast food, entre outros; bem como a gordura hidrogenada e margarinas mais duras, e os alimentos preparados com estes ingredientes.

Como controlar o consumo?
O hábito da leitura dos rótulos dos alimentos permite verificar quais alimentos são ou não ricos em gorduras trans. A partir disso, é possível fazer escolhas mais saudáveis, dando preferência àqueles que tenham menor teor dessas gorduras, ou que não as contenham. Assim, para saber se um alimento é rico em trans basta olhar a quantidade por porção. É recomendado não consumir mais que 2g por dia! Sendo assim, com a nova portaria da Anvisa e do FDA de que todos os alimentos contendo gordura trans (gordura vegetal hidrogenada) tragam essa informação no rótulo, nosso consumidor poderá escolher melhor o alimento para garantir uma dieta mais saudável. Elaborado por: Cláudia Stéfani Marcílio – Nutricionista do Comitê Selo Aprovação FUNCOR; Gerente de Pesquisa da Divisão de Pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Fonte: ANVISA, http://www.anvisa.gov.br/alimentos

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna Por Dentro do Alimento com a Nutricionista Nicole Valente.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas