Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

16/04/2007
Pernas cruzadas = cólicas?

Cólica Menstrual

Pernas cruzadas e má postura podem causar o mal que acomete cerca de 50% das mulheres.

Massagens de reabilitação e correção postural ajudam a amenizar as dores.


Elas surgem nos dois primeiros dias da menstruação e acontecem quando os músculos do útero se contraem. As dores chegam a ser insuportáveis. A dismenorréia, conhecida como cólica menstrual, pode ser amenizada com massagens específicas próxima a região lombar, além de correção postural.

O simples fato de cruzar as pernas, sentar sobre elas e também a má postura, podem muitas vezes gerar as cólicas. Segundo o massoterapeuta Kiyoshi Nagaoka, este tipo de posição faz com que o sangue deixe de circular corretamente no útero, causando as dores. “Estes movimentos quando são repetidos frequentemente leva a um desequilíbrio hormonal e pode gerar a intensificação do distúrbio”, explica.

Para amenizar e até diminuir a intensidade da dor, o especialista aconselha a Tsuya (toque de reabilitação). A massagem é feita na região do dorso lombo sacral (região lombar), com objetivo de melhorar a circulação, além de fortalecer o útero e o ovário. O especialista também destaca a importância da postura correta e dá dicas de como evitar este transtorno mensal: deixar as costas ereta, distribuindo o peso nos dois lados do corpo, sentar com o quadril totalmente encostado na cadeira e evitar ao máximo de cruzar as pernas.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas