Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

23/04/2007
Dança do Ventre

É tempo de voltar à forma com atividade física prazerosa

Dança do ventre: aparente delicadeza dos gestos esconde uma atividade física vigorosa, capaz de queimar 300 calorias por aula.

Passado o verão, é tempo de fazer uma bela manutenção para não engordar demais agora. Academias sentem o vai e vem dos alunos e a cada temporada inventam uma atividade nova, mas é na dança do ventre que as mulheres, em geral, se deparam com a combinação de atividade física, feminilidade, prazer e cultura. Além das calorias perdidas, ganha-se no aprendizado de novas culturas, um exemplo são os estilos de dança do ventre.

Ao fazer uma aula de dança do ventre a aluna descobre que existem vários tipos de estilos, músicas de vários países diferentes e que há uma evolução no aprendizado. “Quem procura a dança não gosta de fazer exercício por si só, preferem atividades mais completas”, afirma Tamara Hannah, professora do estúdio Danças do Mundo. “O que mais atrai as alunas para as aulas é a busca pela sensualidade, mas elas adoram a sensação de estarem num ponto de encontro de mulheres e de superarem seus próprios limites”, complementa.

Conhecida por sua sensualidade, a dança do ventre usando sete véus é uma das danças com ornamentos mais populares, no entanto essa dança esconde outros segredos. Inúmeros apetrechos são usados e eles determinam a categoria de cada dançarina conforme a sua habilidade em manuseá-los. Espada, candelabro e punhal. Objetos que parecem fazer parte de um filme de suspense são na verdade algumas das ferramentas usadas na dança do ventre.

No nível mais básico as dançarinas de dança do ventre são preparadas para lidar com véu simples, jarro, derbak, pandeiro, snujs (uma espécie de castanhola árabe). Com a evolução passam a manusear véus duplos, triplos, bastão, punhal e até incensário, além de ganharem mais manejo com o derbak e os snujs. Mas é no nível avançado que estão os principais desafios e entre eles estão os sete véus, espada, candelabro e até mesmo dançar com uma serpente.

Serviço:

O Estúdio Danças do Mundo fica na Rua Wizard, 400, Vila Madalena. Telefone: (011) 3812-3938

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Priscilla de Arruda Camargo, na coluna de Musculação com Amauri Altieri e na coluna de Ortopedia com Dr. Roberto Ranzini





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas