Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

08/09/2015
Por que o contraste de temperatura alivia as dores?

A termoterapia pode ajudar a eliminar dores musculoesqueléticas de forma eficiente

As dores musculares podem ocorrer por diversos motivos. Traumas, quedas, torções, lesões variadas e até mesmo inatividade e sedentarismo podem fazer com que isso ocorra de forma mais frequente. Cada tipo de causa exige um tratamento específico, pois uma sobrecarga muscular depois de uma partida de futebol, por exemplo, leva a alterações funcionais diferentes do que ocorrem na dor nas costas de quem nunca praticou esporte. De todo modo, um das formas mais eficientes para o alívio das dores é, sem dúvida, a utilização dos meios térmicos (frio e calor), principalmente para os incômodos resultantes de patologias traumáticas e esportivas. Mas porque o frio, o calor ou eventualmente os dois são usados para o -alívio dessas dores?

“O frio provoca uma vasoconstrição diminuindo o inchaço, o metabolismo local e o estímulo doloroso para o sistema nervoso periférico e central - que realiza e coordena a contração muscular e a sensibilidade. Já o calor, na maior parte dos casos, promove vasodilatação reflexa, o que melhora a função muscular e a elasticidade dos tecidos (tendões e músculos). Quando próximo a uma articulação, o calor pode diminuir a rigidez articular e relaxar a musculatura. Por causa destas ações usamos a rotina do calor e do frio nos tratamentos, já que a alternância de vasoconstrição e vasodilatação facilita muito a melhora do processo inflamatório local, beneficiando a drenagem do edema e a absorção de substâncias deletérias ao tecido inflamado”, explica o Dr. Rogério Teixeira, ortopedista e traumatologista especialista em medicina esportiva, membro da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) e Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE).



Um bom exemplo dessas ações é observado com os produtos à base de mentol. Eles têm a propriedade de causar, inicialmente, uma sensação de frio no local, por meio da ação imediata do produto com mentol, que pode ter diferentes concentrações nas diversas formas de apresentação, como roll on, spray e adesivo dérmico. Após algum tempo, que varia de pessoa para pessoa, o calor aparece como efeito do aumento da circulação local. Este calor ajuda a liberar substâncias químicas naturais do corpo, importantes para a melhora do quadro doloroso e que vão agir como moduladores da dor local.

“Não é somente este mecanismo que vai aliviar quadros mais complexos de dor local. O tratamento tópico é sempre recomendado como inicial para uma dor leve, pois se estivermos lidando com pacientes portadores de quadros crônicos de dor o medicamento, pode não ser efetivo por si só”, reforça Dr. Rogério Teixeira.


Cuidando dos músculos e afastando as dores
Para ajudar quem sofre desse problema, existe Dorflex Icy Hot, linha de produtos de uso tópico para dores musculares da Sanofi. A marca Icy Hot está presente em diversos países e é conhecida por seus produtos que apostam na terapia do frio e quente para o alívio da dor. A linha no Brasil conta com produtos inovadores que estão indicados para contusões, traumas, dores musculares, cãibras, torcicolos e processos dolorosos.







Veja mais sobre SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E NUTRIÇÃO em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

10) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

11) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner

12) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

12) Nutrição com Dra. Rosana Farah

13) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

14) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

15) Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

16) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas