Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

01/02/2015
Conheça os tipos e benefícios de cada BATATA!

Assada, cozida, em sopas, caldos, saladas, purês ou acompanhada por outros alimentos. São diversas as opções de pratos preparados com a batata, quarto alimento mais consumido no mundo, atrás do arroz, trigo e milho.

Rica em carboidratos e com baixa quantidade de gordura, é um dos alimentos preferidos dos atletas. O tubérculo possui, também, vitaminas C e do complexo B, minerais como potássio, ferro, magnésio e zinco.

A batata-doce é excelente fonte de betacaroteno, substância que ajuda a manter o bronzeado da pele. Apesar do sabor adocicado, possui muito amido e fornece a mesma quantidade de calorias que os outros tipos de batata (cada 100g contém, em média, 79 calorias). “Pode ser consumida assada, cozida, no preparo de doces, entre outras opções. Seu sabor combina muito bem com canela, mel e côco”, sugere a nutricionista do Oba Hortifruti Marcella Xavier.

Com aspecto semelhante ao da batata-doce, a yacon é rica em potássio, fósforo, magnésio, sódio, zinco e manganês. O alimento auxilia no bom funcionamento do intestino e ajuda a reduzir níveis glicêmicos. Para o preparo adequado aos diferentes tipos de batata, a nutricionista recomenda: “A batata monalisa é melhor aproveitada em purês e saladas, enquanto a bintje é mais indicada para fritura. Seus palitos apresentam ótima coloração, firmeza, crocância e pouca absorção de óleo após a fritura”.



Sopa cremosa de cenoura e batata

Ingredientes:
½ xícara (chá) de batata cozida, cortada em cubinhos; 1 xícara (chá) de cenoura cozida, cortada em cubinhos; 1 rodela de cebola; 1 e ½ xícara (chá) de caldo de galinha; folhas de salsa; 2 colheres (sopa) de manteiga; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de leite; sal e pimenta-do-reino a gosto; 2 colheres (sopa) de salsa picada para enfeitar.

Modo de preparo: bata a batata, a cenoura, a cebola, o caldo de galinha e a salsa no liquidificador. Reserve. Aqueça a manteiga numa panela. Junte a farinha de trigo e mexa bem. Coloque o leite, aos poucos, e cozinhe por 12 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente a mistura que estava reservada e bata no liquidificador. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Reaqueça a sopa quando retirar do liquidificador e sirva enfeitada com salsa picada.







Veja mais sobre QUALIDADE DE VIDA E NUTRIÇÃO em nossas colunas de:

1 ) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

2) Nutrição com Dra. Rosana Farah

3) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente


4) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

5) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas